sábado, 30 de setembro de 2006

Ribeira 30 de Setembro de 2006

Tópico: Património Cultural nos Diagnósticos Sociais das Redes Sociais municipais

Esta semana foi a uma entrevista para um concurso de Técnico Superior de História de uma autarquia. No final da entrevista questionei o júri do porquê do ingresso de mais TSH. Ao que me foi respondido que era para exercer funções no âmbito da Divisão da Acção Social na sequência do Diagnóstico social onde o Património Cultural quer material quer imaterial foi considerado como um dos recursos mais importantes daquele concelho.
Lembrei-me logo do Pré-Diagnóstico de Mangualde no qual colaborei na parte do Património Cultural. Já aí referia que "Este tipo de património cultural [material] é também um factor de suporte social, pois qualquer sociedade mantém uma relação estreita com as referências do passado que vão sustentando o seu quotidiano.
Numa Rede Social o património cultural deve ser encarado nestas duas perspectivas, como factor de desenvolvimento social, por um lado, e como factor de suporte social, por outro
."
Apesar disso na conclusão final, o seu autor apenas refere que "Turisticamente, o Concelho caracteriza-se por possuir um património histórico/arqueológico muito rico", como se o Património Cultural apenas tivesse importância para o Turismo. No Guia de Recursos recentemente editado ele nem sequer lá consta.
Olhando agora para o outro lado do Rio Ludares, fomos ver o papel do Património Cultural no Pré-diagnóstico Social de Penalva do Castelo. Aqui o Património Cultural nem sequer consta! NO Diagnóstico Social consta na parte do Turismo numa simples listagem, onde se descreve apenas os imóveis classificados, mas não se analisa o seu potencial e a forma como podem ser usufruídos pela população.
O Património Cultural, tanto material como imaterial, não interessa apenas do ponto de vista do Turismo, ele é parte integrante da comunidade humana em que se insere e como tal deve ser também encarado como um recurso que deve ser valorizado do ponto de vista social.
Quando mudaremos a nossa visão sobre o Património Cultural!

2 Comments:

Al Cardoso said...

Como dizia o titulo das Jornadas Europeias do Patrimonio; "O Patrimonio ....Somos Nos.

Todos devemos beneficiar dele e tambem defende-lo, pois e a nossa identidade, nesta Europa cada vez mais descaraterizada.

Neoarqueo said...

Pedro, é de facto lamentável o que vai acontecendo (melhor, o que não vai acontecendo) em questões de Património Cultural. Porém, e não pretendendo servir o meu raciocínio como desculpa ou branqueamento de seja o que / ou quem fôr, o problema da sua ausência nas diversas autarquias é o eterno problema do desenvolvimento destas. Na realidade, concelhos que não têm estradas dignas, saneamento básico, entre outras coisas que todos sabemos o quão são importantes para o "povo". Além disso e na minha perspectiva a situação mais grave é o "ignorancia", o "desleixo" dos políticos que governam estas câmaras e em muitos casos o "pato-bravismo" que toma conta de alguns "iluminados".