sábado, 9 de setembro de 2006

Ribeira, 08 de Setembro de 2006

Tópicos: Arquivos Municipais

Há uns anos o Ministério da Cultura decidiu lançar o PARAM – Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais, de forma a apoiar as Câmaras Municipais na constituição dos seus arquivos.
A Câmara Municipal de Penalva do Castelo em boa hora decidiu candidatar-se a este programa, tendo já instalado o seu arquivo municipal na cave dos Paços do Concelho e o seu regulamento publicado no Diário da República de 29 de Novembro de 2004. Contudo, não tem ainda pessoal habilitado para o seu funcionamento pleno. Tem a Câmara Municipal apenas um Técnico Profissional de Biblioteca e Documentação que surgiu recentemente num jornal regional como Assessor de Imprensa. Quando o contrato com o IAN/TT e o próprio regulamento preveêm pessoal técnico superior e técnico profissional na área de Arquivo. Assim, torna-se dificil o acesso à documentação, apesar do inventário elaborado por Anisio Saraiva e Maria Helena Cruz Coelho, da Universidade de Coimbra, como já ocorreu há uns anos connosco próprio.
Em Mangualde Arquivo Municipal só mesmo nas promessas eleitorais das várias candidaturas. Existe um serviço de arquivo sem ninguém com formação superior na área de Arquivo, onde o trabalho desenvolvido baseia-se no voluntarismo e no conhecimento adquirido em áreas afins (como sejam a microfilmagem) do seu responsável.

Urge dar vida ao Arquivo Municipal de Penalva do Castelo, colocando-o à disposição de todos e justicando o investimento ali efectuado com dinheiros públicos.Em Mangualde urge de uma vez por todos avançar com o processo de constituição de um Arquivo Municipal, aproveitando o apoio do PARAM, enquanto ele existe. Mas para já podia-se fazer como ocorreu em Penalva do Castelo e recorrer a Técnicos Superiores de Arquivos para a elaboração de um inventário da documentação existente.

2 Comments:

Neoarqueo said...

Olá Pedro,

Mais uma semana de trabalho e fora de casa, por isso envio um abraço.

Al Cardoso said...

Desse mal se queixam outros, o mesmo poderei dizer eu acerca do arquivo municipal do meu concelho.

Espero poder disfrutar dele ainda durante a minha vida!!!

Uma boa semana.