sexta-feira, 8 de setembro de 2006

Abrunhosa, Sátão, 07 de Setembro de 2006

Tópicos: Cinema e Património Religiosos

Escrevo este "post" durante a apresentação do Livro da Professora Fátima Eusébio sobre a Igreja de N.ª Sr.ª da Esperança em Abrunhosa, S. Miguel de Vila Boa, que se está a realizar no Cine-Teatro do Sátão.

Mal cheguei a este espaço pude logo verificar que no concelho vizinho do Sátão passa todas as semanas um filme diferente e que este há pouco ou ainda está nas salas de cinema. Lembrei-me logo da recente iniciativa da Câmara de Penalva que há uns meses exibiu filmes de excelente qualidade no auditório da sede da Banda de Penalva. Tendo anunciado com a devida antecedência e publicitado convenientemente os filmes que iam ser exibidos. Como me lembrei da mais recente ainda experiência da Câmara de Mangualde que exibiu dois filmes, cujos nomes ainda hoje não sei qual foram, e cuja divulgação ocorreu em cima do acontecimento.
Para quando cinema em Mangualde e em Penalva com regularidade?
Para não falar na saga em torno do Cine-Teatro de Mangualde?

Mas falemos agora da capela da Sr.ª da Esperança que se trata de um exemplar único na nossa diocese e que merece uma visita. Com o lançamento deste livro saliento alguns aspectos:
1 - A perspicácia em se apoiar investigadores com provas dadas para elaborarem trabalhos sobre o património do concelho. este foi o primeiro, mas mais reptos foram feitos pela Câmara do Sátão à Dr.ª Fátima Eusébio.
2 - O apoio da Câmara Municipal a este projecto, como também a outro que está a decorrer na área da arqueologia aproveitanto o conhecimento do terreno por parte de um arqueólogo do concelho.
3 - A morosidade do processo de intervenção por parte da DGEMN e do IPPAR nos pequenos imóveis. Esperemos que avance o mais rápido possível o processo de recuperação e valorização deste imóvel.
4 - A importância que teve a irmandade para que a igreja nos chegasse até hoje como está. Nada foi alterado, ou melhor quase nada. O que foi, foi-o devido às alterações do vaticano II e pouco se notam. Quantas igrejas não perderam o seu valor pelas obras levadas a cabo pelos seus administradores??? Vejamos os exemplos que existem em Mangualde e em Penalva.

Por fim rendo aqui a minha homenagem à Fátima Eusébio pelo trabalho desenvolvido em defesa do património artistico da diocese, pelo trabalho académico desenvolvido e pelo apoio que me tem sempre prestado, nunca rejeitando uma sugestão, uma correcção ou um comentário de quem ainda tem muito caminho para trilhar.

Poderão ver informações sobre a Capela em: http://www.monumentos.pt/Monumentos/forms/002_B.aspx
Pesquisar a freguesia de S. Miguel de Vila Boa no concelho do Sátão Distrito de Viseu.

2 Comments:

Al Cardoso said...

Sao de louvar todos os esforcos pessoais e autarquicos, em defeza do nosso patrimonio.

Caro Pedro, entao tambem vai participar, nas jornadas do Patrimonio em Fornos?

Um abraco e bom fim de semana.

PPN said...

Caro albino

Já que em Mangualde e em Penalva não vai haver nada e este ano não tenho as aulas do mestrado, devo rumar até Fornos.

um abraço