terça-feira, 5 de setembro de 2006

Lisboa, 04 de Setembro de 2006

Tópicos: Promoção Turistica de Penalva do Castelo e Mangualde

A promoção turística em Penalva do Castelo quase que se resume a zero. Sem posto de turismo, sem divulgação, sem sítios visitáveis e com condições de interpretação, com poucas unidades hoteleiras. Urge estudar as potencialidades do concelho e criar condições para uma promoção turística do concelho.

No que diz respeito a Mangualde, tem sido feito algum investimento, até porque as condições são outras. Apesar de tudo, dispões de um posto de turismo de alguns sitio visitáveis, e algumas unidades hoteleiras. No entanto o que temos para oferecer aos turistas? Quase nada!
Pode-se ler na página da CMM que o respectivo serviço de Turismo empreendeu este ano duas acções de promoção em duas feiras de Turismo (BTL em Lisboa e FITUR em Madrid). Estas acções até podem ter sido importantes para captar turistas para o concelho, mas penso que foi como que começar a construir a casa pelo telhado.
A primeira preocupação do Serviço de Turismo deve ser dotar o concelho de condições para que este possa ser visitável e percepcionado pelos visitantes. Está-se a gastar dinheiro em algo que não se traduz depois na satisfação de quem nos visita. É como convidar os amigos para visitar a nossa casa nova e depois nem termos uma cadeira para se sentarem.
Há que ir para o terreno, sair do gabinete e estudar a realidade que existe, planear uma verdadeira estratégia de promoção turística do concelho. Uma Câmara que tem, ou tinha em Março deste ano, como colaboradores, pelo menos, três pessoas com formação superior em Turismo, para não falar na Técnica Superior de Turismo que se encontra destacada no Gabinete de Apoio à Presidência, devia já ter apostado num plano municipal de promoção turística e não em acções pontuais que pouco dignificam o concelho.

Tanto num como noutro concelho existem condições favoráveis para esta promoção. O potencial está lá todo, é necessário é criar condições para que o turista o possa usufruir.

3 Comments:

Al Cardoso said...

Estou convicto que sera nas medidas conjugadas com as regioes de turismo, neste caso: Dao-Lafoes que esta o futuro, nao creio que por si so, os municipios possam fazer grande coisa, ainda mais com os cortes de verbas que o governo esta a fazer.
Esperemos melhores dias e melhores ideias.

Um abraco.

Ps: Bem haja pelo comentario la no "Judeus" ja lhe respondi.

PPN said...

Caro Albino

Penso que o modelo das Regiões de Turismo está um bocado esgotado.
Aliás, questiono-me sobre o que a Dão Lafões tem feito pela promoção de Mangualde.

Anónimo said...

turismo! aonde só se for a passar uma sesta de baixo de um amieiro.

um abraço