segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Ribeira, 10 de Setembro de 2006

Tópicos: Sinalização dos Sítios Arqueológicos

Ontem fui à Anta do Penedo Com, sobre a qual o meu amigo Tavares já falou no seu blog. O acesso faz-se agora por uma estrada alcatroada que sai do Campo de St.º Ildefonso e se dirige par a Quinta do Valamoso. Encontramos placas indicativa na Estrada Municipal que liga Esmolfe a Sezures e onde começa esta estrada alcatroada, mas depois até à Anta temos dois cruzamentos onde apenas se vê os postes onde outrora existiram placas. Para complicar a vida ao visitante, no segundo cruzamento não para seguir a estrada de alcatrão, mas sim um caminho de terra batida.
Este episódio fez-me lembrar as ruínas da Raposeira em Mangualde, cuja sinalização também é deficiente. Quem vem da A25 encontra uma placa a indicar as ruínas no sentido da Av. Da Sr.ª do Castelo, mas depois não encontra mais nenhuma placa, pois a que existia junto das ruínas foi retirada quando fizeram a rotunda.
Dois exemplos claros da falta de manutenção da sinalização dos sítios arqueológicos. Na maioria das vezes coloca-se a sinalização, até com apoios comunitários ou de outras instituições, mas depois não se procede à sua manutenção. Assim, andam muitas vezes os turistas “à nora” à procura dos sítios para visitar.

2 Comments:

Al Cardoso said...

Oxala alem com poderes para resolver a situacao o leia.

Um abraco e boa semana.

PPN said...

Caro Al

Para que querem as Câmaras de Mangualde e Penalva os seus assessores de imprensa.

um abraço