segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Antigo vs Moderno: Uma convivência pacífica II




Outro exemplo da convivência pacífica entre o novo e o velho, desta vez dos lados das terras de Azurara, ou melhor de Senhorim, actual concelho de Mangualde.

Sobre o rio Tinto em Gandufe, na Qt.º do Tinto, existe uma ponte cuja antiguidade se denota pela sua arquitectura. Romana? Talvez, com alguma probabilidade, como já o defendemos noutro local.

Com os tempos, como me explicou um habitante local, a ponte tornou-se estreita para os tractores e assim surgiu a necessidade de construção de uma ponte nova. Esta foi construida mesmo ao lado da velha, sem que esta saísse beliscada.

Um exemplo de como o desenvolvimento é compatível com a salvaguarda do património Cultural das comunidades.

8 Comments:

Anónimo said...

Pedro, Senhorim? Onde, julgo nunca lá ter passado.

PPN said...

Caro António

Gandufe, pertencia antigamente às terras de Senhorim!
Se quiseres lá ir, podemos um dia combinar até porque preciso de lá voltar.
Fica na Qt.ª do Tinto, que vem na CMP, e chega-se lá a partir do meio da aldeia de Gandufe.

Anónimo said...

Passei para apreciar e desejar bom fim-de-semana, e depois de ver este agradável blogue cheio de interesse, vou daqui saciado. Quanto mais não seja pela coragem em fazer um blogue dedicado a um lugar, facto raro na Internet, mas também pela qualidade. Até breve.

Anónimo said...

Muito interessante! há exemplo em terras de Penalva. A caminho do mosteiro de Trancozelo encontram-se paralelas uma à outra 2 pontes... uma de pedra outra de betão. A de pedra é mais provável que seja medieval, e não romana como alguns autores quiseram ignorando a inscrição medieval que nela se encontra... a atribuiçao de cronologia romana a pontes de pedra é comum... chegamos ao cúmulo de ler num livro turistico uma ponte romana nos açores!!! saudações arqueológicas

Anónimo said...

Tambem já passei por lá, mas fiz o trajecto ao contrário.
A "butes" desde a Portela de Senhorim.
Agora senhores arqueólogos vamos ver se nos entendemos de uma vez por todas.
Qual o real itenerário da via da dita Civitas Bobadela, para Terras de Azurara?.
Quando digo o "real" sómento pretendo mais sugestões, penso que na minha fraca qualidade de amantes destas coisas, não quero nem aceito render-me ás sugestões já pretagonizadas,por alguns mestres de arqueologia.
A Prospeção feita no terreno e os testemunhos de restos de vias encontradas, duas das quais desconhecidas, já "levantadas e iventariadas por A.Tavares" levam-me a concluir haver uma outra hipotese de itenerário.

Cumprimentos JF

PPN said...

Cara Ana
a Ponte dos trancoselos não é medieval nem a inscrição, esta poderá não estar relacionada com a construção. as datas não coincidem bem.

PPN said...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
PPN said...

Caro JF
O itinerário que eu neste momento defendo é Felgueira->Póvoa das Roçadas->Senhorim->Gandufe->Cerca (Água Levada)->Mangualde

Veja a comunicação que fiz no IV CAP e que coloquei recentemente em linha (http://pedropinanobrega.no.sapo.pt/iv_cap.html).

As Calçadas que refere ficam neste itinerário?

P.S.: Sobre o mapa do Valentim da Silva, ainda não pude confirmar. Fui a Lisboa mas não tive tempo.