segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Centro de Interesses e Museu dedicado ao Porco


Acabado de chegar a Casa depois de uma semana de ausência, eis que vejo na p. 9 d'O Renascimento a grande notícia para a salvaguarda da Cultura, Património Cultural e Identidade do concelho de Mangualde: Centro de Interesses e Museu dedicado ao Porco. Com candidatura a marca registada e tudo.

Segundo se pode ler no artigo da autoria de Artur Santos, o Dr. Soares Marques, presidente da Câmara, teve esta ideia ao visitar algo similar em Itália. (As más línguas já deverão estar a pensar, afinas as suas visitas ao estrangeiro sempre servem para alguma coisa!!!, Ah pois é!).
O Dr. Soares Marques fundamenta a ideia no facto de Mangualde ter a Feira de Santos, que tem como imagem de marca o porco e seus derivados, a existência de muitas suiniculturas, e de ter sido no passado um grande centro de transacção deste animal. Poderá vir a ser construído em parceria com uma empresa privada, terá além do museu um restaurante.

O Nome a ser registado não deixa de ser curioso para um equipamento cultural "Centro de Interesses"! Que interesses estarão por detrás desta iniciativa?
Na última campanha eleitoral em entrevista a'O Renascimento, de 1 de Outubro de 2005, o Dr. Soares Marques referia que uma das suas prioridades seria “construção de um Museu Etnográfico e Arqueológico do Concelho de Mangualde”.

Será que vamos ter dois museus em Mangualde? Que fartura? Ou será que os interesses já foram deslocados... para o porco, claro está!

Sobre a questão da existência de um museu em Mangualde, que já é antiga, remonta pelo menos a 1912, vejam o meu trabalho de mestrado sobre um Museu para Mangualde, aqui, onde apresento uma proposta de um futuro Museu Municipal de Mangualde.

4 Comments:

Anónimo said...

A ver vamos, se calhar nem um nem outro...

Anónimo said...

Sera que foi em Italia ou foi inspirado no Museu do Pao de Seia?

Esse parece que esta a resultar!

Um abraco fornense.

PPN said...

Caro Al

Nem só de pão vive Seia. E o Museu do Pão de Seia é totalmente privado.
Em Seia o museu do municipio é o Museu do Brinquedo.

Anónimo said...

Pois felizmente, Seia vive de uma dinamica propria em varias areas, que soube criar depois da crise dos texteis.
Lembrei-me do Museu do Pao, devido ao meu amigo precisamente ter referido investimentos privados no projecto para Mangualde.

Olhe o "judeus" mudou de nome, por favor corrija o "link" agora e: http://dalgodres.blogspot.com

Queira desculpar algum incomodo.