sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Venha daí! Um caso de publicidade enganosa?


Encontrei hoje no site da Câmara Municipal de Mangualde uma chamada de atenção intitulada “Venha Daí”! E eu lá fui espreitar. Deparei-me com as 10 Razões para visitar o concelho de Mangualde, evocando todo o potencial turístico do concelho.

Eis as 10 Razões:
1. Terra Antiquíssima
2. Concelho Gastronómico
3. Artesanato Variado
4. Termas Sulfurosas de Alcafache
5. Vinho do Dão
6. Não Faltam as Feiras, Festas e Romarias
7. Mangualde um Tesouro Natural
8. Belos Monumentos Históricos
9. Barragem de Fagilde
10. Visitar Mangualde Através de Percursos

Alguns comentários:

Termas de Alcafache
Sítio aprazível com o balneário, os café e o parque de estacionamento no concelho de Viseu, para onde seguem a maioria dos banhistas. O que temos do lado de Mangualde? Algumas unidades hoteleiras, bares nocturnos e de fim-de-semana, uma zona rica em património natural e cultural desprezada e por aproveitar. Espero que se aproveitem as verbas do próximo Quadro Comunitário de Apoio para renovar esta zona que bem merece.

Belos Monumentos Históricos
Não vou pegar pelas igrejas e casas solarengas fechadas, pois, como propriedade privada que são, é legítimo que os seus proprietários as mantenham fechadas.
Mas não poderem deixar de referir o estado de abandono e desprezo em que se encontram os vestígios arqueológicos visitáveis. Sinalização deficiente ou ausente, falta de sinalética explicativa, falta de manutenção e limpeza dos sítios, entre outras lacunas.

Visitar Mangualde através de Percursos
Esta é a parte em que quem escreveu o texto deveria estar a sonhar! A não ser que entenda como percursos, a viação municipal e os caminhos vicinais sem qualquer sinalização. Onde está a sinalética que nos leva “aos recantos mais escondidos”?

Como já afirmei anteriormente, penso que se está a colocar a carroça à frente dos bois. Devia-se fazer um período sabático de divulgação do concelho e apostar na criação de condições para que os turistas tivessem de facto 10 razões e muitas mais para visitar o concelho de Mangualde.

Estamos a chamar os turistas para quê? Para verem que não temos condições para os receber? Para depois irem dizer aos seus conhecidos que não vale a pena visitar o concelho de Mangualde, que é preferível ir até Seia (como eu já ouvi)?

7 Comments:

Anónimo said...

No Minho temos um ditado popular que diz que «maior é o ano que o mês», por isso desejo a maior felicidade para o ano 2007.

Anónimo said...

Nesse aspecto embora sendo um municipio muito mais pequeno e pobre, creio que o meu estara uns pontitos acima, nas areas do que refere a Mangualde, no entanto ainda nos fala muito, principalmente em mudanca de atitude e mentalidade.

Um abraco e boa passagem de ano.

PPN said...

De facto Al em Fornos temos pelo menos sinalização que nos indica o local correcto de alguns sitios arqueológicos e no local um texto explicativo sobre o sitio. Para não falar no CHIAFA com os seus percursos pelo concelho.

Anónimo said...

Toda a razão, caro Pedro...

Anónimo said...

Aqui pelo sátão tb pouco se encontra! ainda não existe divulgação nem sinaléctica, e apesar de possuirmos carta arqueológica e estarmos integrados num roteiro turístico (Dão Lafões)é difícil para quem cá vem( até para nós locais) saber como chegar a sítios arqueológicos!
Muitas vezes acontece que a sinaléctica, colocada em sítios escavados e /ou restaurados ou simplesmente postos a descoberto, atrai todo o tipo de público.
Pedro n sei se já viste, a anta de Esmolfe, na zona de cabeceira estão varios esteios carbonizados, por terem lá feito fogueiras (qqr dia a moda pega). Para não falar do quadro explicativo que já desapareceu há bué...
Divulgar o património pode significar expo-lo demasiado a factores externos, que muitas vezes vão além da exposição às forças da natureza.
É nossa competência "culturar" as populações e até os municipios (quando restauraram o Penedo do Com, terão os arqueologos alertado para a necessidade de manutenção? para não falar da sustentabilidade pós restauro. Restaurar um momumento é sempre aliciante, mas a relação deste com o público em geral tem de ir mais além...

Anónimo said...

De facto o mais importante em tudo isto e sem duvida a educacao cultural e ambiental das "nossas gentes", mesmo assim estamos sempre sujeitos a vandalos.

Ainda a relativamente pouco tempo, foi destruida a vedacao e a placa descritiva, de uma Anta no meu concelho!!!

Um abraco de Ano Novo.

PPN said...

Cara AC
No caso do Penedo do Com houve preocupação dos arqueólogos em causa manifestarem à Câmara Municipal de Penalva do Castelo da necessidade de manutenção do sítio. Acho que até mais do que uma vez.