segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Foral de Azurara: 1102 ou [1109-1112]

Este fim de semana decorreu no burgo mangualdense mais uma edição da Feira Medieval de Mangualde.
Não irei tecer qualquer comentário sobre ela. Já o fiz aqui neste blog, e sobre as feiras medievais em geral concordo com o que referiu o Al Cardoso, entre outros.
O que me leva hoje a escrever é a data de outorga do Foral de Azurara. Em 2002 comemoraram-se os 900 anos, e em cada edição da Feira Medieval lá vem o ano de 1102 como data da outorga do Foral.
Mas esta não foi a data de outorga do Foral!
Não temos hoje o original do Foral, mas sim uma cópia do mesmo. Foi a partir da data que consta desta cópia, que não é totalmente perceptível, que se chegou ao ano 1102.
Pedro Azevedo ao publicar os Documentos Medievais Portugueses, onde consta o Foral de Azurara, fez a critica de todos os documentos.
No caso do Foral de Azurara chegou à conclusão que aquela data não poderia ser. Pois, um dos outorgantes, o bispo D. Gonçalo Pais, só foi nomeado bispo em 1109. Por isso a data mais recuada que o foral poderia ter seria de 1109. Dos outros outurgantes o primeiro a falecer foi o D. Henrique, em 1112. Por isso é utilizado para datar o foral de Azurara o intervalo temporal [1109-1112].
Almeida Fernandes numa conferência sua, lida pela filha Flávia, na Escola Secundária de Mangualde vai mais longe admitindo como data de outorga o ano de 1109, o tal em que terá nascido em Viseu D. Afonso Henriques.
Para chegar a esta data Almeida Fernande baseou-se na transição de Santar do território de Azurara, no qual aparece num documento de 1103, para o de Senhorim, como refere um documento de 1110. Tal transição deveria ter-se devido à definição de fronteiras entre os dois territórios depois da outorga do foral a um deles, neste caso a Azurara.
Esta conferência está publicada no Mangual: Boletim Informativo da Escola Secundária de Mangualde, Ano V, n.º 1, Maio 1993.
Nota: Este post foi alterado. Antes figurava D. Hugo como tendo sido nomeado bispo em 1109. D. Gonçalo Pais é que foi nomeado bispo em 1109. Também constava 800 anos de foral, quando de facto se festejaram os 900 anos.

7 Comments:

Neoarqueo said...

Excelente aporte histórico. E tudo graças à Feira Medieval. Já agora, por que não uma Feira dos anos de Mil Setecentos e tal?!! è que por essa altura O Conde de Anadia já via a Vila do alto dos seus aposentos...e pode ser que alguém ainda se lemcbre desses tempos. A bem dizert, apesar de gostar muito da época medieval, amim já me aborrece esta "onda maníaca" das Feiras Medievais....
Abraço

Anónimo said...

Altere também 800 para 900 anos s.f.f.!

PPN said...

Caro António
É mais fácil copiar do que inovar. Como já aqui referi a primeira feira que seconhece em Mangualde data de meados da 2ª metade do século XVII.

Caro Anónimo
Obrigado, já está alterado.

Anónimo said...

tinha dado um bom tema de discussão/conversa

PPN said...

Caro Anónimo
tinha dado um bom tema de conversa/discussão onde?
O blog já é por si um espaço de discussão. Se quer partilhar alguma coisa sobre este tema, deixe aqui o seu comentário.

Unknown said...

quem sabe está sempre a informar e quando se trata de História, o PPN aí está para nos brindar.
um abraço

PPN said...

até rimou, caro João.
um abraço