terça-feira, 7 de agosto de 2007

Curiosidades da Carta Administrativa

A Carta Administrativa Oficial de Portugal, CAOP, estabelece os limites oficiais das freguesias, concelhos e distritos.

A CAOP teve a sua primeira versão em 2001 e a actual versão, a n.º 6, data de Julho deste ano. A elaboração da CAOP é da responsabilidade do Instituto Geográfico de Portugal.

Ao georeferênciar alguns sítios através do visualizador do IGP reparei que três deles, ou melhor dois porque um já eu sabia, não pertenciam à freguesia a que normalmente são atribuídos.

Refiro-me aos seguintes casos (clique nas imagens para as ver ampliadas):

Capela de N.ª Sr.ª do Bom Sucesso (Chãs de Tavares/São João da Fresta)

Pela CAOP grande parte desta capela, incluindo a entrada principal, pertence à freguesia de S. João da Fresta.

Castro da Paramuna (Esmolfe/Castelo de Penalva)

O cume do Monte onde se implantou um castro e hoje se encontra um cruzeiro e um vértice geodésico, não pertence à freguesia de Esmolfe mas sim à de Castelo de Penalva.


Cruzeiro do Alto da Serra (Real/Castelo de Penalva)

Este Cruzeiro que foi construido por um realense, e onde muitas crianças e jovens da freguesia brincaram, localiza-se segundo a CAOP na freguesia de Castelo de Penalva.

2 Comments:

Al Cardoso said...

Interessantes descobertas as do meu amigo!

Ja agora como conseguiu chegar as freguesias eu bem tentei e nao consegui!

Um abraco d'Algodres.

Al Cardoso said...

Bem haja pelo envio do "link", ja tenho andado as voltas com estas imagens da minha freguesia (Vila Cha) por exemplo. Vi tambem que ou tem havido mudancas de limites territoriais, ou as divisoes conhecidas por mim nao eram as correctas, ate uma quinta que eu sempre pensei estar dentro dos limites de Maceira agora aparece na sua maioria dentro da minha freguesia.
Alem disso notei que aparecem ai, o que me parecem ser as fundacoes da provavel "Torre do Alcaide"!
Fiquei em pulgas quem me dera puder la ir investigar!

Um abraco de amizade.