segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Igreja Matriz de Mangualde: a classificação nunca decretada

Hoje republico um texto já publicado no jornal Renascimento, de Mangualde, revisto e actualizado para ser inserido na minha dissertação de mestrado sobre o Património Cultural do concelho de Mangualde.

Em 1934 corriam obras na Igreja Matriz de Mangualde que colocaram a descoberto a cachorrada da fachada lateral, notando-se assim, ainda mais, a sua medievalidade.
D. Beatriz Pais de visita a Mangualde deslocou-se à Igreja Matriz e vendo a cachorrada comentou o assunto com quem estava “à frente” do jornal Renascimento. Logo este jornal solicitou um artigo de fundo sobre a Igreja Matriz ao Dr. Valentim da Silva, que já antes tinha escrito para as páginas daquele jornal sobre a história local.
Entretanto a D.ª Beatriz Pais levou o original do artigo e fotografias que mostrou ao D. José Pessanha, membro do Conselho Superior de Belas Artes, que logo decidiu propor a classificação da Igreja como Monumento Nacional.
Assim, na sessão de 11 de Outubro foi presente a referida proposta que foi aprovada por unanimidade na sessão de 19 de Novembro 1934, e depois homologada a 15 de Dezembro pelo Ministro da Instrução Pública, Eusébio Tamagnini. Nesta proposta era invocado como motivo de classificação o facto de ainda "conservar interessantíssimos trechos de primitiva edificação, de estilo românico." No processo encontra-se a minuta do decreto de classificação que terá sido assinado em fins de 1934 ou inícios de 1935, mas que por qualquer motivo nunca foi publicado.
Na última notícia publicada sobre este assunto, a 15 de Janeiro, o Renascimento agradecia o empenho e interesse da D.ª Beatriz Pais e informava que a notícia da assinatura do Decreto de Classificação "não entusiasmou de mais a gente da nossa terra, em especial o meio católico, receoso d'algumas modificações que possas prejudicar o culto no mesmo templo. Estamos informados que as regalias dos fiéis não sofrem dano e a igreja beneficiará muitíssimo no seu aspecto geral. Alguém trabalha para que seja concedido um subsidio, o maior possível, de forma a que as obras se façam rapidamente, mas dentro dum plano criteriosamente estudado."
Como o decreto nunca foi publicado, esta classificação nunca teve eficácia, tendo sido classificada em 1983 como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto do Governo n.º 31/83, de 9 de Maio, no seguimento de outro processo, ao qual aludiremos mais adiante.

5 Comments:

Al Cardoso said...

Uma igreja interessantissima, que infelizmente so conheco por fora!

Al Cardoso said...

So uma pergunta, mas que creio ja sei a resposta.

Esses cachoros eram o suporte da cobertura original, ou nao e assim?

PPN said...

caro albino

sim, os pobres dos cachorros carregavam directamente com o peso da cobertura! :)

Anónimo said...

Foi muito interessante de ler. Eu quero citar seu post no meu blog. Pode? E você et uma conta no Twitter?

PPN said...

sim pode. depois diga qual o blogue.