quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Uma viagem por Terras de Alcafache


A freguesia de Alcafache no contexto da região beiraltina é uma freguesia marcadamente contemplada com variadíssimos vestígios arqueológicos que permitem vislumbrar a importância desta terra ao longo da História. É reconhecida a importância das termas durante o período relativo ao domínio romano. As Termas de Alcafache continuam na actualidade a assumir-se como um marco importante nas preferências de centenas de portugueses e de turistas, com grande incidência no turismo sénior.
A freguesia de Alcafache dispõe de múltiplos monumentos e templos religiosos riquíssimos e de interesse turístico redobrado. Além disso, beneficia de uma exponencial localização (entre Mangualde e Viseu), sendo hoje servida por uma malha viária de qualidade e apresenta uma grande oferta de recursos ambientais. Tem por isso um potencial turístico bem vincado que há-de afirmar-se cada vez mais nos anos vindouros.
A História de uma freguesia faz parte da sua própria identidade, sendo o património cultural a materialização dessa identidade que urge preservar e divulgar.
Nesta conformidade, é imprescindível a edição desta obra, que se afigura como mais um instrumento e um apoio para a promoção e divulgação turística da Freguesia de Alcafache e em particular das potencialidades das termas e dos demais recursos endógenos potenciadores de mais turismo e de um maior desenvolvimento. Este trabalho é da não se trata de uma monografia sobre a freguesia, mas sim uma recolha de vários apontamentos históricos sobre a freguesia e os seus monumentos, com o objectivo de divulgar esta bela freguesia onde o verde bordeja o Dão.

(Texto de apresentação da obra pelo Presidente da Junta de Freguesia, Sr. Justino Costa)

Já se encontra à venda esta pequena obra da minha autoria e editada pela Junta de Freguesia de Alcafache.

Quero aqui salientar o empenho que a Junta de Freguesia, nomeadamente o seu presidente, coloca na valorização do património e da história da freguesia de Alcafache.
Numa primeira parte apresentamos alguns apontamentos históricos e numa segunda parte um "percurso" pelas aldeias da freguesia.

A obra encontra-se à venda na Junta de Freguesia e na Casa de Bordados em Tibaldinho, por 5€.

0 Comments: