domingo, 21 de outubro de 2007

Terá a Ribeira pertencido às Terras de Azurara?




Entre 1055, data da conquista do castelo de Seia, e 1068, data da conquista do Castelo de Coimbra, Fernando Magno fixa a linha de fronteira no Mondego.


Começará agora o repovoamento de toda a região de Viseu pelos Cristãos, através de presúrias[1], da concessão de forais[2] a várias terras e de propriedades a nobres e ordens religiosas.


A mais antiga referência documental onde surge o topónimo Real é no foral de Zurara (1109-1112), parte do actual concelho de Mangualde. Neste documento surge como nome do Rio Ludares que fazia fronteira, grosso modo, entre as terras de Zurara e de Penalva.


Sendo o rio Ludares a fronteira, terá a Ribeira nesta altura pertencido ao concelho de Zurara? Não cremos. Os limites que constam do foral são muito genéricos e nas Inquirições de 1258 surge a Ribeira em terras de Penalva, sem qualquer referência às terras de Zurara. Por outro lado, nada garante que a Ribeira nesta época se localizasse na margem esquerda do Rio Ludares. Poderia localizar-se na margem direita na zona dos Moinhos junto à actual ponte, sendo, assim, o rio Ludares a efectiva fronteira entre as Terras de Zurara e de Penalva.

[1] Título especial a que eram concedidas aos nobres certas terras por eles conquistadas aos infiéis, durante a reconquista cristã e a formação territorial de Portugal.

[2] Documento emanado do monarca, pelo qual se constituía o concelho, se regulava a sua administração, e se indicavam os seus limites e privilégios.


Para saber mais sobre a história da freguesia de Real clique aqui.

1 Comment:

Al Cardoso said...

Sera muito dificil descobrir, mas estou crente que se houver alguma informacao, o meu amigo a descobrira!

Um abraco de amizade.

Ps: ainda nao foi desta que consegui abrir a informacao que me enviou por email!