quinta-feira, 17 de maio de 2007

Rotundas Vs Placas: Como acolhemos os nossos turistas

Hoje festeja-se na Capela que se ergue sobre o antigo Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, a Virgem Maria sobre a invocação da Cabeça.
Quem este ano se deslocar a este local reparará que o antigo entroncamento de Vila Garcia, agora é uma rotunda. Nada de extraordinário, para quem já conhece o local, contorna a rotunda e entra na estrada para Vila Garcia em direcção à referida Capela.



Mas a razão deste "post" não é a Capela, muito menos a festividade que hoje se celebra, mas sim o Mosteiro de Santa Maria de Maceira Dão, um dos três Monumentos Nacionais do concelho, ou melhor a sinalização da sua localização.



Quem se dirigia de Mangualde para o Mosteiro apenas encontrava uma sinalização no antigo entroncamento de Vila Garcia e partir daí até lá em baixo ao vale.
Hoje quem fizer esse percurso, já não verá a placa. Pois com a construção da rotunda ela foi colocada com a face virada para o sentido "Fagilde-Mangualde", ou seja só quem vem dos lados da A25 observará a indicação da localização deste monumento nacional.
De notar que o Posto de Turismo, as unidades hoteleiras, os restaurantes do concelho, que poderão sugerir uma visita ao local, situam-se no sentido oposto. Logo, no meu entender, seria mais lógico a colocação da placa com a face voltada para o lado de Mangualde. Ou melhor ainda a colocação de duas placas, uma em cada sentido. O melhor ainda uma eficaz sinalização a partir da sede de concelho, do nó da A25 e da sede de freguesia!


Não se pense que este é caso único, pois o Campo Arqueológico da Raposeira, classificado como sítio de Interesse Público, já teve uma placa no entroncamento do caminho que lhe dá acesso com a Av. Sr.ª do Castelo. Mas a certa altura decidiram colocar ali uma rotunda e lá desapareceu a placa.


Será que as rotundas e as placas são incompatíveis?


Se queremos desenvolver o Turismo do concelho de Mangualde, pensemos primeiro em dar condições de visita aos nossos Turistas. É muito bonito t-shirts e sacos com a imagem do nosso concelho, mas seria mais bonito que os nossos turistas para além de t-shirts e sacos levassem do concelho uma boa impressão e a vontade de cá voltar e de divulgar junto de outros!


Podemos ter óptimas unidades hoteleiras e empenhadas em servir cada vez melhor os turistas e de os atrair, mas se não lhes dermos condições de visita ao concelho, vêm cá dormir e comer e irão visitar os concelhos vizinhos com melhor atractividade e condições de visita.

1 Comment:

Al Cardoso said...

De facto uma boa sinalizacao e muito importante, todos os agentes ligados ao turismo, deviam trabalhar em conjunto para encontrar as melhores solucoes.

Ps: hoje ira sair o penultimo "post" sobre a "Rota Neolitica", o ultimo esta para breve.

Um abraco de amizade.