sexta-feira, 18 de maio de 2007

Reflexões sobre um Museu Municipal de Mangualde

No final de 2005 apresentei no âmbito do Mestrado em Estudos do Património um trabalho intitulado "Reflexões sobre um Museu Municipal de Mangualde".
Deixo-vos aqui a introdução do referido trabalho e o convite à sua leitura aqui, e posterior comentário.

Desde o final do século XIX, pelo menos, que se fala da criação de um Museu Municipal de Mangualde. Nos últimos tempos tem sido uma proposta constante das diversas listas concorrentes às eleições autárquicas.
O concelho de Mangualde continua a carecer de um museu que represente a cultura local no seu largo espectro de forma a preservar identidades e memórias, e garantir a diversidade cultural. Um museu não deve ser visto como o simples guardião do passado, mas também como um motor do desenvolvimento sustentável das comunidades locais e do turismo cultural e de lazer.
Encontra-se neste momento numa fase embrionária um projecto de desenvolvimento local alicerçado no turismo de lazer e nas artes e ofícios tradicionais. Será útil existir uma articulação entre este projecto e o projecto de criação de um museu municipal, ou a inclusão deste projecto naquele, apesar de a nível institucional as duas áreas serem tuteladas por diferentes pelouros de que são responsáveis diferentes vereadores.
O Museu deverá também assumir hoje em dia uma função de mediação cultural e de prestação de serviços, devendo contemplar diversas valências vocacionadas para o desenvolvimento social, cultural e económico, devendo assim fazer parte de diversas equipas e comissões de trabalho existentes no concelho, como por exemplo o Conselho Local de Acção Social de Mangualde.
O objectivo deste trabalho não é traçar um programa museológico, mas sim expor ideias sobre o que entendemos que deve ser o futuro museu municipal de Mangualde.
Temos como alicerce deste trabalho, não só, o nosso conhecimento da realidade patrimonial do concelho de Mangualde como também a Lei Quadro dos Museus, publicada em Agosto de 2004.
Numa primeira parte queremos dar a conhecer o projecto delineado por Leite de Vasconcellos para um museu municipal e que foi publicado no jornal local A Reacção.
De seguida traçaremos uma breve panorâmica sobre o património cultural do nosso concelho e o seu potencial museológico.
Num terceiro capítulo abordaremos o museu em si mesmo, a forma como se deverá desenvolver o projecto, as etapas a percorrer e as atribuições que deve ter.

6 Comments:

Al Cardoso said...

Realmente e uma pena, que uma cidade com tantos vestigios do seu passado e com uma cultura tao rica, nao tenha ainda o seu museu!

Um abraco amigo do d'Algodres.

Anónimo said...

Leiam os programas eleitorais do actual executivo das vezes que foi eleito e vejam quantos museus eles prometeram fazer ! ! !

Uma lástima cultural! ! nas próximas eleições devem prometer lançar o Museu da Tanga ! ! só pode ! !

Anónimo said...

Bonita, bonita é a escultura (?) que está no início da estrada da estação, na Rotunda que dá para Penalva. Diz-se que representa as mães dos trabalhadores que fizeram a indústria de Mangualde.
As mães fizeram os filhos com prazer mas quem trabalhou para engrandecer(?) a cidade foram eles. As mães deviam ser mais respeitadas e não aproveitarem o facto de o serem, para fazer plitiquice.

Unknown said...

cumprimentos ppn
é com imenso gosto que visito e voltarei a visitar o seu blog.
coloquei um link deste espaço no meu, "terrasdetavares.blogspot.com" espero que goste
um abraço

Al Cardoso said...

Caro Pedro:
Ja saiu o ultimo "post" sobre a "Rota Neolitica".
Um abraco.

Neoarqueo said...

A Vontade é a mãe de todas as obras.
Em Mangualde não há Vontade Política para se fazer o Museu que faz falta desde sempre.