sábado, 26 de maio de 2007

N.ª Sr.ª dos Verdes em Abrunhosa-a-Velha



Amanhã festeja-se na sua ermida situada no vale do ribeiro das Carrapatas, entre Abrunhosa-a-Velha e Póvoa de Cervães.
Deixo aqui um texto da minha autoria e publicado no Noticias da Beira, de 5 de Maio deste ano.

[...]
Comecemos pela Ermida de N.ª Sr.ª dos Verdes, Abrunhosa-A-Velha

Diz-nos Frei Agostinho de Santa Maria que tem a Senhora a invocação dos Verdes, por, segundo a tradição, ser invocada contra a lagarta e outras pragas dos campos.
Terá aparecido esta imagem entre os montes, não se sabendo a quem nem quando. Tinha 3 palmos de estatura e era de madeira estufada, tendo sobre o braço esquerdo o Menino Jesus.
As romarias eram muitas ao longo do ano, mas realizavam-se principalmente nas Oitavas da Páscoa e Pentecostes. No dia de Pentecostes, diz-nos o autor, vinham muitas procissões de mais de 14 ou 15 lugares com as suas câmaras, rogando à Senhora que os livrasse da lagarta e outras pragas. Estas romarias ganharam maior fervor devido a um descuido dos moradores de Gouveia, que no ano em que não vieram em romaria foram atacados por uma enorme praga de lagartas que tudo invadia. Caídos em si, os moradores de Gouveia vieram em romaria se penitenciar pelo erro, e logo se viram livres de tal praga. A sua Festa era feita no dia 15 de Agosto, com a concorrência de muita gente, estava anexa à Igreja Paroquial de Abrunhosa-a-Velha.

Quem quiser ler o texto completo sobre esta imagem e ermida publicado por Fr. Agostinho de Santa Maria, visite este sítio.

3 Comments:

Al Cardoso said...

Tambem ai ia (e creio que foi re-iniciado a uns anos) o "voto" das vilas de Fornos e de Infias,normalmente fazia-se a cavalo.

Ja o resto do actual concelho (antigo concelho de Algodres) iam em "voto" a Senhora do Verdes a Forninhos, esta romaria ja se nao realiza formalmente, embora possam ir pessoas individuais.
A ser realizado esse "voto" de Algodres a Fornhinhos teria sido na passada segunda feira!

Um abraco fraternal.

PPN said...

Em Forninhos continuam a fazer festa na dita 2ª feira a seguir à Ascenção.
Daqui de Penalva lembro de ir o Pe. Nuno com os seus paroquianos de Esmolfe e Sezures em peregrinação a Forninhos. Há dois ou três anos o pároco mudou e por isso não sei se a tradição ainda se mantém.

Anónimo said...

Queria deixar-lhe, como filho de Abrunhosa-a-Velha, um agradecimento pela divulgação deste texto. Tenho especial interesse pela História da minha terra e este documento é, sem dúvida mais um registo importante que desconhecia. Em relação à festa da Sr.ª dos Verdes, penso que nos últimos anos tem-se tornado numa grande romaria, à boa maneira dos velhos tempos, com a vinda de gentes de todas as terras vizinhas. Especial referência para o grupo de romeiros de Quintela de Azurara que, pelo seu entusiasmo, dão grande alegria à festa.
Convido-o também a visitar o blog sobre a minha terra avelhabrunhosa.blogs.sapo.pt e a deixar o seu comentário.