sexta-feira, 11 de maio de 2007

Caminho dos Galegos: 27 de Maio



Em Penalva do Castelo existe um caminho pedestre denominado "Caminho dos Galegos", na freguesia de Mareco, tendo continuação depois para a freguesia de Travanca de Tavares, já no concelho de Mangualde.
Este caminho foi intervencionado no âmbito do "Centro Rural do Alto Dão", por iniciativa da Junta de Freguesia local, tendo o FEOGA comparticipado em 75%.
Foi publicada na altura um pequeno folheto explicando o percurso, não sei se ainda está disponível.


Mas esta conversa vem no sentido de divulgar a seguinte iniciativa:
A Escola Básica 2,3 e Secundária de Penalva do Castelo está a promover, com o apoio da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e da Junta de Freguesia de Mareco, a realização do III PERCURSO PEDESTREHISTÓRICO-CULTURAL “CAMINHO DOS GALEGOS”, no próximo dia 27 de Maio.
Trata-se de uma actividade de pedestrianismo, numa extensão de cerca de 8 km, aberta à participação de todos os interessados, nomeadamente dos que apreciam o prazer proporcionado por uma caminhada e pela observação de belezas naturais, num percurso devidamente arranjado e sinalizado, em terras de Penalva e de Tavares.
Para além da componente turístico-desportiva de ar livre, irão ser representados alguns quadros históricos que irão fazer recuar os participantes ao tempo das peregrinações a Santiago de Santiago. Haverá ainda almoço e animação alusiva.
A concentração dos participantes ocorrerá pelas 9h00, no Largo da Junta de Freguesia de Mareco, em cuja área territorial decorrerá a actividade.
O “Caminho dos Galegos” está sinalizado a partir do centro da Vila de Penalva do Castelo.
Os interessados deverão inscrever-se para o nº 232 640 080 (telefone da Escola) até 18 de Maio. Os maiores de 15 anos pagarão €4,00, estando incluídos uma lembrança e o almoço.

3 Comments:

Al Cardoso said...

Muito interessante a iniciativa e esse caminho, sera que era "dos Galegos" por fazer parte dos "Caminhos de Santiago"?

Um abraco.

Ps: Ja existe um "post" sobre a "sua anta" a espera dos seus abalizados comentarios.

Al Cardoso said...

Depois de ler melhor ja vi a relacao entre o "Caminho dos Galegos" e os "Caminhos de Santiago", esta coisa das pressas e o que da!

Anónimo said...

o caminho dos Galegos é uma iniciativo espectacular... continuem.