terça-feira, 30 de janeiro de 2007

A vida humana é inviolável


"A vida humana é inviolável."
n.º 1 do Art. 24º da Constituição da República Portuguesa

domingo, 28 de janeiro de 2007

Uma forma de vender gato por lebre?

Termina hoje a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa. O maior certame do Turismo em Portugal.
Neste evento para além dos operadores turísticos estão muitas Regiões de Turismo e municípios, ou associações de municípios, a promover os seus territórios.
Já aqui e noutros blogs abordei o assunto da divulgação turística dos nossos concelhos. Não se estará a vender gato por lebre? Não se estará a fazer publicidade enganosa?
É normal utilizar o Património Cultural como atracção deste ou daquele concelho. Se há concelhos que têm o seu Património Cultural devidamente divulgado e valorizado há outros que não. Basta daqui da Ribeira olharmos para os concelhos de Mangualde e Penalva do Castelo. Que condições de visita tem o Mosteiro de Maceira Dão, a Anta da Cunha Baixa, o Castro do Bom Sucesso, o Mosteiro do Santo Sepulcro? Para falar apenas daqueles elementos patrimoniais que surgem nos folhetos editados pela Região de Turismo Dão Lafões.
Em vez de os concelhos participarem nestes eventos e gastarem rios de dinheiros em acções de propaganda, não deveriam antes investir esse dinheiro na criação de condições para os turistas visitarem os monumentos dos seus concelhos.
É como comprar o leitor de VHS antes de comprar a televisão?
Não tenhamos medo de assumir que não temos as condições para os turistas visitarem os nossos monumentos? Não tenhamos medo de “fechar para obras”, para criar as ditas condições?
Quem visita concelhos sem condições de visita aos monumentos nunca poderá dizer bem deles!

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Os Grandes Portugueses!

Ao ler o post do Azurara sobre o programa "Os Grandes Portugueses" da RTP, fiquei curioso e decidi ir ver quem eram os 100 seleccionados.
De entre estes 100, existem três mangualdenses:
Nenhum destes três ficou entre os dez primeiros, o mais bem posicionado foi João Ferreira Annes d'Almeida em 19º.
Do concelho de Penalva do Castelo não figura nenhum "Grande Português".

sábado, 13 de janeiro de 2007

Cinema em Mangualde ... perdão, no Sátão!


Ontem ao estacionar no parque de uma média superfície comercial de Mangualde deparei-me com este cartaz.
Por um instante pensei que o cinema tinha voltado a Mangualde!
Mas ao aproximar-me para ver o local de exibição reparei que afinal era no Sátão!
Já aqui tinha anteriormente dado o exemplo da Câmara Municipal do Sátão que todas as semanas exibe um filme diferente no seu Cine-Teatro.
A pergunta feita na altura mantém-se: Para quando cinema em Mangualde e em Penalva com regularidade?

domingo, 7 de janeiro de 2007

O verniz começa a estalar...

Porque será que ao ler este artigo de Teresa Cardoso publicado na edição de hoje do Jornal de Noticias me lembrei das Câmaras Municipais de Mangualde e Penalva do Castelo? Porque será?
Vejam lá que coisas me passam pela cabeça!


Ex-líder do PSD denuncia favores
O presidente da Comissão Política Concelhia do PSD em Nelas, José Borges da Silva, demitiu-se daquelas funções, anteontem, acusando a distrital do mesmo partido, particularmente os seus vice-presidentes, de "instrumentalização política" na Câmara Municipal de Nelas (CMN).
Em comunicado lido durante a Assembleia de Militantes, Borges da Silva acusou a distrital do PSD de ter visto na vitória social-democrata na CMN "uma oportunidade de emprego para colocação da sua clientela partidária".
Borges da Silva documentou a acusação com a admissão, na última quarta-feira, de um militante social-democrata para a autarquia de Nelas. "O descaramento é de tal ordem (...) que uma entidade exterior ao Município de Nelas, como é a Distrital do PSD, acaba de nomear um comissário político para chefe de gabinete da presidente da Câmara, com um encargo mensal de mais de 3 500 euros, sem qualquer formação, que se conheça, na área da gestão e sem qualquer ligação ao concelho de Nelas", lê-se no documento.
Em declarações ao JN, José Borges da Silva acrescentou que existem outros processos que indiciam "favorecimento" na contratação e nomeação de quadros com ligações ao PSD para autarquias de maioria social-democrata.
Borges da Silva foi vereador a tempo inteiro no município de Nelas, até Outubro de 2006, funções que abandonou por alegada incompatibilidade com o exercício da advocacia. Em finais de Dezembro, apenas como vereador da coligação PSD/PP que gere a CMN, absteve-se na aprovação do Orçamento e Plano de Actividade do município para 2007. No início de Janeiro, a Distrital do PSD retirou-lhe a confiança política.
O JN tentou, sem sucesso, obter uma reacção de Isaura Pedro, presidente da CMN. Já José Cesário, líder da distrital social-democrata, acusa Borges da Silva de produzir afirmações "manifestamente falsas" e de estar a usar "manobras políticas" para justificar a "falta de solidariedade que tem manifestado, nos últimos tempos, contra o executivo que integra e que contrariam as funções políticas que desempenhava". "Não podemos manter a confiança política numa pessoa que vem para a rua dizer mal do executivo que integra e da estrutura política que dirigiu", conclui José Cesário.

Ano Novo ... tentativa de Vida Nova

Depois de um interregno forçado por uma tempestade inesperada, parece que chegou a hora da bonança.

Desejo a todos um Feliz Ano de 2007.