domingo, 28 de janeiro de 2007

Uma forma de vender gato por lebre?

Termina hoje a BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa. O maior certame do Turismo em Portugal.
Neste evento para além dos operadores turísticos estão muitas Regiões de Turismo e municípios, ou associações de municípios, a promover os seus territórios.
Já aqui e noutros blogs abordei o assunto da divulgação turística dos nossos concelhos. Não se estará a vender gato por lebre? Não se estará a fazer publicidade enganosa?
É normal utilizar o Património Cultural como atracção deste ou daquele concelho. Se há concelhos que têm o seu Património Cultural devidamente divulgado e valorizado há outros que não. Basta daqui da Ribeira olharmos para os concelhos de Mangualde e Penalva do Castelo. Que condições de visita tem o Mosteiro de Maceira Dão, a Anta da Cunha Baixa, o Castro do Bom Sucesso, o Mosteiro do Santo Sepulcro? Para falar apenas daqueles elementos patrimoniais que surgem nos folhetos editados pela Região de Turismo Dão Lafões.
Em vez de os concelhos participarem nestes eventos e gastarem rios de dinheiros em acções de propaganda, não deveriam antes investir esse dinheiro na criação de condições para os turistas visitarem os monumentos dos seus concelhos.
É como comprar o leitor de VHS antes de comprar a televisão?
Não tenhamos medo de assumir que não temos as condições para os turistas visitarem os nossos monumentos? Não tenhamos medo de “fechar para obras”, para criar as ditas condições?
Quem visita concelhos sem condições de visita aos monumentos nunca poderá dizer bem deles!

1 Comment:

Anónimo said...

Subsrevo!
K