quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Olhando da Ribeira.

Ribeira é uma pequena aldeia da freguesia de Real, concelho de Penalva do Castelo e distrito de Viseu, Portugal. Aldeia onde nasceram e viveram os meus antepassados e onde eu decidi assentar arrais depois de concluir a minha licenciatura.
Daqui, cada vez mais, vou olhando as terras de Penalva e as de Mangualde quase sempre separadas pelo rio Ludares, excepto na Ribeira e em Sandiães, freguesia de Castelo de Penalva. Dizem que uma foi vendida por um burro e outra por um cavalo. Claro que creio que a Ribeira foi vendida por um cavalo!!!
Aqui, neste blog, irei escrever o que vou olhando de um lado e do outro do Rio Ludares. Também escreverei sobre o que for olhando um pouco mais além.
É meu desejo que este espaço seja um lugar de partilha do que penso em cada dia. Por isso cada post poderá conter mais que um tema.
Ribeira, 29 de Agosto de 2006
Pedro Pina Nóbrega
http://pedropinanobrega.no.sapo.pt

2 Comments:

Al Cardoso said...

Parece que antigamente havia muito habito de vender as terras por animais moares. No actual concelho de Fornos existe hoje a freguesia de Figueiro da Granja, que em 1167, na altura uma simples quinta ou granja, foi vendida por D. Afonso Henriques, a Egas Goncalves por um cavalo e uma mula.(Cartorio do Mosteiro de S. Joao de Tarouca.)

Anónimo said...

Nunca despreze o valor de asino, Sr. Nóbrega, pois em tempos idos eram tão valiosos quanto os equídeos...

Ass: Guess who