Olhando da Ribeira.
Ribeira é uma pequena aldeia da freguesia de Real, concelho de Penalva do Castelo e distrito de Viseu, Portugal. Aldeia onde nasceram e viveram os meus antepassados e onde eu decidi assentar arrais depois de concluir a minha licenciatura.
Daqui, cada vez mais, vou olhando as terras de Penalva e as de Mangualde quase sempre separadas pelo rio Ludares, excepto na Ribeira e em Sandiães, freguesia de Castelo de Penalva. Dizem que uma foi vendida por um burro e outra por um cavalo. Claro que creio que a Ribeira foi vendida por um cavalo!!!
Aqui, neste blog, irei escrever o que vou olhando de um lado e do outro do Rio Ludares. Também escreverei sobre o que for olhando um pouco mais além.
É meu desejo que este espaço seja um lugar de partilha do que penso em cada dia. Por isso cada post poderá conter mais que um tema.
Pedro Pina Nóbrega
http://pedropinanobrega.no.sapo.pt
2 Comments:
Parece que antigamente havia muito habito de vender as terras por animais moares. No actual concelho de Fornos existe hoje a freguesia de Figueiro da Granja, que em 1167, na altura uma simples quinta ou granja, foi vendida por D. Afonso Henriques, a Egas Goncalves por um cavalo e uma mula.(Cartorio do Mosteiro de S. Joao de Tarouca.)
Nunca despreze o valor de asino, Sr. Nóbrega, pois em tempos idos eram tão valiosos quanto os equídeos...
Ass: Guess who
Post a Comment