domingo, 18 de novembro de 2007

Epigrafe de Fornos de Algodres que afinal é das Antas!

Aos bloguistas Al Cardoso e Nuno Soares, de Terras de Algodres

Em 1911, Diogo Augusto Lemos, morador nas Antas, concelho de Penalva do Castelo, informava Leite de Vasconcellos da descoberta de uma pedra com letras numa capela desmoronada.

Leite de Vasconcellos, vendo que se tratava de uma ara romana, pede que seja oferida ao Museu de Belém, o que acontece, e onde permanece até hoje.

Nas "Relegiões da Lusitânia" (vol. 1, p. 225, nota) Leite de Vasconcellos publica a ara como tendo sido encontrada em Fornos de Algodres, e desde essa data tem sido sempre referenciada como encontrada nesta vila beirã.

Na verdade, como já referimos, ela foi encontrada em Antas, concelho de Penalva do Castelo, e a par de outra ara recentemente dada a conhecer, constituem os únicos vestígios do período romano desta freguesia.

Esta informação foi obtida durante o projecto que desenvolvi no âmbito da Associação Cultural Azurara da Beira, denominado "Os concelhos de Mangualde e Penalva do Castelo no Epistolário do Dr. Leite de Vasconcellos".
As cartas enviadas por Diogo Lemos a Leite de Vasconcellos encontram-se no Arquivo José Leite de Vasconcellos depositado no Museu Nacional de Arqueologia (Arq. JLV, CoR, 1765).
Alguns resultados preliminares foram já divulgados numa comunicação apresentada no IV Congresso de Arqueologia Peninsular, em 2004, estando para breve a edição das actas da respectiva sessão.

12 Comments:

Anónimo said...

Caro Pedro:
Muito obrigado pela "dedicatória"! Já fiquei a saber algo de novo.
Menos uma ara em Fornos; mais uma ara nas Antas - nada se perde, tudo se transforma... ;-)
Um grande abraço,

Al Cardoso said...

Bem haja por repor a verdade, mas sabe tambem a "nossa" Anta da Matanca aparece muitas vezes como sendo da freguesia das Antas, concelho de Penalva. Na realidade ela ja nem e das Antas nem de Fornos, e de Lisboa! Se as pessoas se deixassem de bairrismos e quizessam fazer uma verdadeira reorganizacao territorial, o que faria todo o sentido, era as freguesia das Antas e da Matela passarem para o municipio de Fornos, pela proximidade e para a comodidade dos habitantes!
Bem haja pela referencia.

Um abraco.

PPN said...

Caro Nuno
Pois é tudo se transforma, e nada se perde, apenas desaparece de vez em quando ...

Caro Al
A confusão que existe com a Anta das Corgas da Matança na freguesia das Antas e com a classificação das Antas de Penalva, em 1910, também é fruto das confusões de Leite de Vasvconcellos.
Ele chegou a essas antas a partir da aldeia das Antas numa viagem que fez na companhia do Pe. Almeida de Aldeia de Casal Diz, descrita no livro De Terra em Terra.
E por isso ele denominou sempre aqueles monumentos megaliticos como Antas de Penalva de uma forma genérica.
Muitos dados veiculados por Leite de Vasconcellos precisavam de ser validados através da consulta da documentação do seu Legado.

um abraço a ambos

Al Cardoso said...

Eu compreendo tudo isso mas continuarem-se a publicar monografias a referir erros hoje comprovados do seculo XIX, e que nao faz muito sentido! Nao cre?
Um abraco amigo do d'Algodres.

PPN said...

Sim, Albino. Concordo. Por isso é que quando aqui falei da reedição da monografia de Mangualde, disse que deveria ser editada com anotações que corrigissem o original.
Já muita coisa mudou. Na obra de Pinheiro Marques, com certeza que também, ou na de Quelhas Bigotte, em Seia, e muitas outras por esse país.
Estas monografias, são por si obras que devem ser reeditadas em fac-simile mas sempre com anotações. Elas marcaram uma época e são obras de referências nos seus concelhos.

Al Cardoso said...

Caro Pedro:
O ate seria preferivel era o aparecimento de novas monografias.
No caso de Fornos de Algodres, a luz dos conhecimentos actuais existem presentemente muitas incorrecoes e muitas mais omissoes, que infelizmente continuam a ser divulgadas ate no site municipal e numa publicacao recente!

Um abraco fraterno.

Anónimo said...

Caro Cardoso:

A que título é que as freguesias das Antas e da Matela deveriam mudar para o concelho de Fornos de Algodres?
A comododade não justifica tudo, sobretudo numa época em que as vias de comunicação boas e os meios de transporte são rápidos. Nessa lógica, teríamos de fazer uma reforma administrativa que aglutinasse, não só freguesias, mas também concelhos próximos dado que os centros de decisão estão cada vez mais longe, também com o argumento da melhoria de acessibilidades (internet, sobretudo). A proximidade e a comodidade não justifica tudo. Esta discussão acabaria sempre da mesma forma:
- Reforma-se porque cada vez há menos vitalidade económica e população no interior;
- Não se deve reformar porque o que é necessário é a criação de infraestruturas pelo estado que permitam a fixação de mais gente no interior.
Desta discussão nasceria muito pouca luz. Há capelinhas com santos padroeiros a mais.
A Anta da Matança aparece referida, erradamente, como sendo das Antas (Penalva) prque esta freguesia deu origem a duas, Matança e Antas, sendo a área territorial da Matança focou a pertencer ao concelho de Fornos de Algodres. O seu, a seu dono.

Al Cardoso said...

Caro Gabriel:

Nestes casos de novas reorganizacoes, a existirem eu estou convicto de que quem deveria ser ouvido, seriam as populacoes das feguesias envolvidas e nao estou certo que o meu amigo seja natural eu residente em nenhuma delas delas, caso seja desculpe-me.

Ja quanto ao facto de as Antas ser a origem da Matanca, ainda gostava de saber onde e que o meu amigo foi descobrir essa informacao.
Talvez nao saiba mas a Matanca foi concelho pelo menos desde o seculo XIII pois teve o seu primeiro foral, por D.Afonso III, ja quanto as Antas nao so nunca foi concelho como creio que sempre esteve englogada no antigo concelho de Castelo de Penalva!
mas nesta area provavelmente o nosso amigo Dr. Pedro Pina Nobrega, nos possa dar uma achega!

Um abraco a ambos.

Anónimo said...

Caro Cardoso:

Deixe-me insistir: a freguesia das Antas e freguesia da Matança, resultam de uma penas que, em data que não lhe posso dizer de momento, se dividiu passando a Matança para o concelho de Fornos e ficando o concelho de Penalva com a de Antas.
Se assim não é, tudo o que li, está errado.
Um abraço

Gabriel Costa

PPN said...

Caro Gabriel

Nunca ouvi tal coisa, e fiquei curioso. Tal poderá se ter verificado a quando das reformas das divisões adminitrativas da época liberal.
Se conseguir saber onde leu isso, era óptimo para tirarmos as dúvidas.
Na Idade Média custa-me um pouco a cre que tenha sido, até por aquilo que o Albino já referiu.

Al Cardoso said...

Creio que o amigo Gabriel deve estar confundido, pois o que foi uma unica freguesia ate ao primeiro quartel do seculo passado, (se nao me engano)foram as freguesias das Antas e a da Matela.
Volto a afirmar que a Matanca e concelho por si so, desde a idade media, teve o tal foral de D. Afonso III, e um foral novo por D. Manuel I, e continuou interruptamente e ser concelho ate que por decreto de 6 de Novembro de 1836 passou a integrar o concelho d'Algodres, que so passou a ter a sede em Fornos de Algodres por decreto de 12 de Junho de 1837.

Um abraco.

Anónimo said...

Caro Cardoso:

Tem toda a razão no que diz e os meus disparates devem ser levados à conta da velhice e da senilidade que já me ataca. De facto, as Antas e a Matela é que eram uma única freguesia e se dividiram para dar lugar às duas.
Ás vezes limpar um comentário que diz asneiras, é um acto de bondade para quem o escreveu. Neste caso, se assim tivesse acontecido, ficaria a dever um favor ao Pedro.
Um abraço e um pedido de desculpas