quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Escola Diocesana de Educação Cristã






Hoje fala-vos de uma experiência recente na minha diocese, A Escola de Leigos.



Foi em Janeiro de 2006 que arrancou a 1ª experiência e prolongou-se atá Junho de 2007. Semanalmente mais de uma centena de pessoas se congregava em Viseu para tomar parte nesta experiência.

Uma experiência enriquecedora para todos aqueles que tomaram parte nela, quer tivessem ou não uma actividade pastoral concreta nas suas comunidades.



Aconselho a todos os leigos católicos!



Deixo aqui um texto enviado hoje pelo Pe. Nuno Almeida, o grande timoneiro deste projecto.





Preparar “discípulos-missionários” para a Nova Evangelização


O Bispo de Viseu presidiu, no Centro Pastoral, no dia 25 de Setembro, à sessão de abertura das aulas, da Escola Diocesana de Educação Cristã (EDEC).
Um momento celebrativo sintonizou os alunos com a Palavra de Deus. Coube, a seguir, a D.Ilídio Leandro, com o tema “O Anúncio na Nova Evangelização”, traçar o rumo e apresentar os objectivos da EDEC: 1.Possibilitar uma leitura cristã dos sinais dos tempos e uma visão de conjunto da fé nos seus elementos integrantes e nas várias dimensões; 2.Propor aos jovens e adultos formação comum acessível, orgânica, progressiva, permanente e que prepare para viver com entusiasmo e empenho a vocação no mundo de hoje e na comunidade cristã.
A tarefa da EDEC resume-se, segundo o Bispo de Viseu, na formação de “discípulos-missionários”, pois “Deus quer transformar este mundo velho, num Mundo Novo, com valores novos e critérios novos. Precisa de protagonistas que aceitem o Seu chamamento e o Seu envio”.

Quem desejar poderá ainda integrar a EDEC, a funcionar à terça-feira, às 20.30h, no Centro Pastoral, juntando-se assim aos quarenta alunos inscritos. As actividades da EDEC começarão em breve nas outras zonas pastorais.



Mais informações em: http://www.diocesedeviseu.pt/edec.html

1 Comment:

Al Cardoso said...

Cada vez mais, devido a falta de vocacoes sacerdotais, a igreja vai ter que recorrer aos leigos, pelo que mais formacao e necessaria!

Um abraco e bom fim de semana.