sábado, 21 de julho de 2007

Freguesia de Real (e o concelho de Penalva do Castelo) em 1527

Em 1527 realiza-se o primeiro censo da população de Portugal, denominado “Cadastro da População do Reino”.

Segundo este Cadastro o concelho de Penalva, ainda, tinha duas sedes: a do Castelo onde estava a Igreja e um Paço do Concelho onde se faziam as audiências e a de Castendo onde estava outro Paço do Concelho e se faziam as audiências de permeio.


(Clique no gráfico para ver em tamanho real)

Como podemos observar neste gráfico, a freguesia de Real era a 7ª mais populosa.
No lugar da Ribeira viviam 7 moradores e em Real 33, o que perfazia um total de 40 moradores.
Das actuais sedes de freguesia a aldeia de Real era a 3ª mais populosa a par das Antas, só ultrapassada por Esmolfe e Sezures.
Real tinha mais moradores que Castendo, que apenas tinha 29, e a Ribeira mais moradores que Castelo de Penalva, que apenas tinha 5.

Eram estes os lugares e respectivos moradores do concelho de Penalva:

(Clique na tabela para ver em tamanho real)


No concelho havia um total de 764 moradores.

O termo moradores corresponde aos chefes de familia e não a habitantes.

O Cadastro da População do Reino foi publicado por João Tello Magalhães Collaço no n.º 2 da Revista da Faculdade de Direito de Lisboa, de 1934, a páginas 28 a 243.

3 Comments:

Rogério Carvalho said...

Bom, é curioso.

Não sei se é apenas uma indicação curiosa, ou se simplesmente é um alerta ao nosso futuro.

De facto até seria interessante saber a densidade populacional do nosso concelho versus outros, e até ao nível nacional.

Houve crescimento e desenvolvimento no nosso concelho, importa é saber se de facto, acompanhámos e aproveitámos da melhor maneira as oportunidades que surgiram nas decadas subsequentes até ao contemporâneo. E da mesma maneira saber se ganhamos ou perdemos terreno versus outras localidades.

Possivelmente reconheço que é um enorme esforço responder a esta questão fazendo-se uma análise rigorosa, não é isso que quero exigir. Mas ao colocar estes dados e sabendo da deslocalização populacional no nosso concelho por falta(s) de...

Assusta-me se esta estatistica for o espelho do século XXI do nosso concelho ou pior (isto em termos %da densidade populacional).

Anónimo said...

Acho os números muito baixos! Teve em conta que "moradores" no Cadastro de 1527 é sinónimo de "fogos"?
António
(www.viladeanteira.blogspot.com)

PPN said...

Caro António
Os números estão certos. Só agora reparei que nos post falta um parágrafo sobre o significado de moradores. Eu não entendo que moradores sejam fogos, mas sim chefes de familia.