sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Ecopontos em Penalva do Castelo

Ecopontos em Penalva do Castelo

Hoje de manhã como é hábito liguei a televisão para ver as primeiras noticias do dia e pelo meio vi um programa da Sociedade Ponto Verde sobre a recolha selectiva de Residuos Sólidos Urbanos (RSU).
Lembrei-me logo do único ecoponto que existe na minha freguesia e que está sempre cheio, pois é daqueles pequeninos e está estrategicamente colocado em frente a um café, que como é natural produz muitos RSU recicláveis.
Fui ao sitio na Internet do EcoBeirão (Associação Municipio do Planalto Beirão), entidade responsável pela recolha selectiva e comparar o concelho de Penalva do Castelo com os outros concelhos do Dão (aqueles que até estão agrupados numa associação, a Associação de Desenvolvimento do Dão).

Fonte: http://www.amr-planaltobeirao.pt

Os números não podiam ser mais desanimadores. O concelho de Penalva do Castelo é aquele que maior número de habitantes tem por ecoponto, 346,5, e um dos que tem menor número de ecopontos por freguesia, apenas ultrapassado por Aguiar da Beira.

Se compararmos Penalva do Castelo com o Sátão, que tem menos uma freguesia, notamos logo a diferença, pois este concelho tem 4,5 ecopontos por freguesia. Podem dizer que tem mais população, OK. Então vamos aplicar ao Sátão a média de Penalva do Castelo (1 ecop./346,5 hab.) e o número que obtemos é 38 ecopontos para 13136 habitantes.

Se aplicarmos as médias de Penalva do Castelo, de 1 ecop./346,5 hab. e 2 ecop./freg., teriamos os seguintes resultados:


Como podemos ver todos os concelhos iam menos ecopontos, à excepção de Aguiar da Beira no caso da aplicação da média de 2 ecop./freg. Mas vejamos queo factor que mais contribui para a produção de RSU recicláveis é o número de habitantes e não o de freguesias.

Assim, uma pergunta me surge: Porque não existem mais ecopontos no concelho de Penalva do Caselo? Será desinteresse da Câmara Municipal?

Vejamos um caso concreto que aconteceu em Real. O Grupo da CDU na Assembleia de Freguesia decidiu solicitar à Câmara Municipal de Penalva do Castelo a instalação de mais ecopontos, que respondeu não ser da sua competência mas sim do Planalto Beirão, que por sua vez respondeu que deveria a Câmara Municipal indicar a localização dos ecopontos. Voltando a solicita à Câmara Municipal que indicasse a localização por nós sugerida ao Planalto Beirão não obteve este Grupo qualquer resposta da Câmara Municipal.

Ribeira, 20 de Outubro de 2006