quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Escola Diocesana de Educação Cristã






Hoje fala-vos de uma experiência recente na minha diocese, A Escola de Leigos.



Foi em Janeiro de 2006 que arrancou a 1ª experiência e prolongou-se atá Junho de 2007. Semanalmente mais de uma centena de pessoas se congregava em Viseu para tomar parte nesta experiência.

Uma experiência enriquecedora para todos aqueles que tomaram parte nela, quer tivessem ou não uma actividade pastoral concreta nas suas comunidades.



Aconselho a todos os leigos católicos!



Deixo aqui um texto enviado hoje pelo Pe. Nuno Almeida, o grande timoneiro deste projecto.





Preparar “discípulos-missionários” para a Nova Evangelização


O Bispo de Viseu presidiu, no Centro Pastoral, no dia 25 de Setembro, à sessão de abertura das aulas, da Escola Diocesana de Educação Cristã (EDEC).
Um momento celebrativo sintonizou os alunos com a Palavra de Deus. Coube, a seguir, a D.Ilídio Leandro, com o tema “O Anúncio na Nova Evangelização”, traçar o rumo e apresentar os objectivos da EDEC: 1.Possibilitar uma leitura cristã dos sinais dos tempos e uma visão de conjunto da fé nos seus elementos integrantes e nas várias dimensões; 2.Propor aos jovens e adultos formação comum acessível, orgânica, progressiva, permanente e que prepare para viver com entusiasmo e empenho a vocação no mundo de hoje e na comunidade cristã.
A tarefa da EDEC resume-se, segundo o Bispo de Viseu, na formação de “discípulos-missionários”, pois “Deus quer transformar este mundo velho, num Mundo Novo, com valores novos e critérios novos. Precisa de protagonistas que aceitem o Seu chamamento e o Seu envio”.

Quem desejar poderá ainda integrar a EDEC, a funcionar à terça-feira, às 20.30h, no Centro Pastoral, juntando-se assim aos quarenta alunos inscritos. As actividades da EDEC começarão em breve nas outras zonas pastorais.



Mais informações em: http://www.diocesedeviseu.pt/edec.html

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Percurso Pedestre em Quintela de Azurara


Como já referi aqui, há alguns anos desde que dois carolas da Associação do Rancho "Os Azuraras" de Quintela de Azurara calcorrearam a freguesia na tentativa de idealizarem um percurso pedestre para a freguesia.

Eis que agora é inaugurado um Percurso Pedestre implantado por iniciativa da Câmara Municipal de Mangualde.
Mais informações aqui.

O de Alcafache será o próximo?

Afinal os gambuzinos existem!!!

Ora leia-se Aqui!

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Ai Agora!

Agora que eu já lá não estou é que fazem aberturas destas !!!

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Voluntariado: uma Escolha Solidária




No 21 de Setembro de 2007, no âmbito da operacionalização do Plano de Acção 2007/2008, o Conselho Local de Acção Social de Mangualde, em conjunto com a Autarquia, vai dinamizar no Auditório da Câmara Municipal de Mangualde, a Acção de Sensibilização “Voluntariado: uma Escolha Solidária”, orientada para a importância do Voluntariado e da criação de um Banco Local de Voluntariado.
Os temas a abordar constam do programa que segue em anexo, assim como a ficha de inscrição que deverá ser remetida a esta rede até ao dia 18 de Setembro de 2007.

Programa e Ficha de Inscrição