sábado, 30 de junho de 2007

A saga do pedestrianismo continua...


Esta semana passei pela Sr.ª da Ribeira, ali perto do Jadão na freguesia de Pindo, onde o Coja entra no Dão.

Ao passar, vindo dos Moinhos de Pepim reparei num socalcos e numas placas localizadas à nossa esquerda. Parei o carro o fui espreitar.

São placas indicativas do Caminho Pedestre que a Paróquia local decidiu implantar naquele local, cheio de história e de bela natural.

Mais um percurso pedestre por terras de Penalva.

Foto: poldras sobre o rio Dão, na Sr.ª da Ribeira.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Pedestrianismo em Mangualde e Penalva do Castelo





Há alguns anos desde que dois carolas da Associação do Rancho "Os Azuraras" de Quintela de Azurara calcorrearam a freguesia na tentativa de idealizarem um percurso pedestre para a freguesia.

É com contentamento que vejo que passados alguns anos a freguesia vai ter um percurso pedestre. Esperemos que seja muito em breve, pois trabalhadores da autarquia já andaram a marcar a rota (ver as fotografias).

Esperemos que o percurso de Alcafache, onde já se fizeram diversos reconhecimentos, avance em breve, e o de Guimarães de Tavares seja remarcado e reabilitado.

Também a freguesia de Mareco, em Penalva do Castelo, tem agora um percurso pedestre. O Caminho dos Galegos já tem a sua rota marcada. Já aqui falei deste Caminho (a 11 e 14 de Maio), que há muito já estava sinalizado, mas não tinha a rota marcada.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

24 Junho: Cicloturismo e Passeio Pedestre em Penalva do Castelo

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Penalva do Castelo ou Penalva de Alva?


aqui expus alguns comentários sobre o sítio na Internet da Câmara Municipal de Penalva do Castelo.

Recentemente este sítio viu a sua estrutura alterada, com acrescentos e supressões de conteúdos. Por exemplo já não existe a secção das actas da Câmara. Para quê, precisa lá a população de saber o que a Câmara vai deliberando.

Mas o que me leva a escrever hoje aqui é o recente texto colocado sobre a vila de Penalva do Castelo.

Um texto muito genérico que nada diz sobre a vila. Mas mais grave ainda é um erro grave que aí é veiculado, logo na 1ª frase:

O Nome [da vila, entenda-se] teve origem na existência de antiquíssima fortaleza (na margem direita do Alva) de que não restam vestígios”.

Alguém conhece um rio com este nome no nosso concelho?

Alva, só conheço o afluente da margem esquerda do Mondego, que tem na sua margem direita Penalva de Alva.

Estes casos provocam uma multiplicação desta informação errada, pois quando queremos obter informações sobre esta ou aquela terra recorremos aos sítios na Internet das respectivas Câmara Municipais ou outras entidades.

Uma coisa é um dado histórico ou económico que só se pode confirmar através da consulta da documentação original que não está sempre acessível. Outra coisa é um dado geográfico desta natureza.

domingo, 17 de junho de 2007

Fundacão S. João de Deus

Foi lançada no passado dia 12 a Fundação S. João de Deus. Iniciativa de uma institituição que muito prezo e de cujos cuidados alguns mangualdenses e penalvenses já beneficiaram.


A culpa é do batráquio!

Não foi só o Breviário que foi afectado pela falta de ligação por causa do batráquio!

Também aqui na Ribeira ela se fez sentir!

Mas aqui estamos de novo.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Sepulturas escavadas na rocha: preservação ou abandono?

É hoje lançado em Lisboa mais um número da prestigiada revista Al-madan dedicada ao Património Cultural, com particular relevo para o património arqueológico e para a Arqueologia como ciência. É editada pelo Centro de Arqueologia de Almada, uma dinâmica associação que mantém esta publicação há bastantes anos.

Na Adenda electrónica, uma solução expedita para fazer face ao custo da edição em papel, encontramos um texto, com o título em epígrafe, do nosso amigo arqueólogo e blogger mangualdense António Tavares sobre Sepulturas escavadas na rocha. Tema que lhe é caro e sobre o qual tem publicado dois estudos, o último publicado pela ACAB em 1999.
No seu blog também não tem descurado o tema tendo escrito sobre as sepulturas escavadas na rocha da Carvalha Gorda, do Curtinhal, do Cumareiro, da Cova da Moira.
O artigo agora publicado na Al-madan dá conta de um projecto apresentado à Junta de Freguesia de Alacafache em 2006 cujo objectivo era a limpeza e valorização das sepulturas espaço envolvente, bem como a sua divulgação turística através da correcta sinalética.
Na senda da alusão que António Tavares faz ao trabalho desenvolvido pelas Associações em prol da defesa do património arqueológico refiro que aqui há uns anos um grupo de "carolas" da Associação do Rancho Folclórico "Os Azuraras", de Quintela de Azurara, levou a cabo a limpeza e a demarcação de todas as sepulturas escavadas na rocha conhecidas na freguesia, tendo no anos seguintes jovens da mesma associação procedido à limpeza de algumas delas.
De notar que António Tavares conhecedor das freguesias de Cunha Baixa e de Espinho, tem já no prelo um estudo sobre as sepulturas escavadas na rocha destas duas freguesias, esperemos que a breve trecho este novo contributo veja a luz do dia.
A função de um Arqueólogo também é divulgar e contribuir para a preservação do Património Cultural, António Tavares é disso um bom exemplo.
Poderá ler o artigo de António Tavares aqui.

sábado, 2 de junho de 2007

Processos de eventual Classificação de monumentos de Mangualde



Na reunião de 16 de Maio de 2007 a Câmara Municipal de Mangualde deliberou encerrar o processo de eventual classificação como Imóvel de Interesse Público do Conjunto denominado Eiras e Palheiros de Cubos, com base numa informação dos serviços técnicos da Divisão de Informação Geográfica e Planeamento Urbano.
O curioso desta deliberação é ela "decretar" o encerramento de algo que nunca foi aberto, pois o processo de eventual classificação chegou a ser aberto pela Câmara Municipal de Mangualde.
Mais curioso se torna esta informação e consequente deliberação, quando existem na Câmara Municipal processos de eventual classificação à espera de uma decisão final há mais de um ano, como seja o caso da Fonte de chafurdo da Qt.ª dos Linhares, em Quintela de Azurara; ou o requerimento para a abertura do processo de eventual classificação como conjunto de Interesse Público das "Casas de Canelas", apresentado pela Associação do Rancho Folclórico "Os Azuraras".
Não deveria antes a Câmara Municipal se pronunciar sobre estes processos pendentes em vez de deliberar encerrar o que nunca foi aberto!!!
De referir que quando o Presidente da Câmara Municipal de Mangualde decidiu, em 21-04-2006, homologar uma informação nossa que sugeria a não abertura do processo por o conjunto em causa não representar um valor cultural de significado predominante para o Município atendendo aos critérios referidos no art.º 17.º da Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro, de facto o conjunto já estava totalmente alterado, podendo a sua classificação abrir um precedente que em nada contribuiria para a salvaguarda dos interesses do Município e do seu património cultural. De notar que o próprio proponente da eventual classificação não apresentou qualquer reclamação, como também não tinha apresentado quando o processo foi encerrado no âmbito do IPPAR.

Tal facto não quer dizer que não se deva salvaguardar o que ainda resta do conjunto, mas através de outras medidas, como propusemos na análise do conjunto que fizemos e acompanhava a nossa informação referida no parágrafo anterior.
Por fim convém esclarecer que a Câmara Municipal de Mangualde tem conhecimento deste processo pelo menos, desde Dezembro de 1995, sendo então a edilidade presidida por um eleito do PS, e que depois do encerramento do processo pelo IPPAR este só foi remetido à Câmara Municipal de Mangualde em Junho de 2003.

Filmoteca Municipal de Penalva do Castelo II

Voltou, se é que alguma vez esteve, a estar disponível ontém ou hoje este importantíssino e utilíssimo recurso do sítio na Internet da nossa edilidade penalvense: com dois itens que correspondem ao mesmo vídeo!

Mas as actas das reuniões, os concursos e os editais continuam em actualização, desde o início do ano!!!!

Deve ser feitiço!