quinta-feira, 12 de abril de 2007

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


18 de Abril

"Território: um património plural", o tema escolhido pelo IPPAR para o ano de 2007, pretende explorar a ideia-base de que todas as comunidades possuem os seus monumentos de referência, mas que é importante ter em consideração que tais realizações não estão isoladas do tecido cultural que as envolve e que as justifica. O Património sempre participou activamente no território, organizando-o. A humanização da paisagem integra, por isso, uma dimensão profunda tanto na nossa memória colectiva como nas opções políticas de planeamento. Há uma visão cada vez mais globalizante sobre o território, sobre os aspectos urbanísticos, paisagísticos e sociológicos.O Programa Temático pressupõe, por isso, "sair" do monumento e tentar compreendê-lo nas múltiplas vertentes que caracterizam a sua envolvente, num passo consciente rumo à mudança e à escala do conceito de "Património". Uma escala territorial e plural. (in http://www.ippar.pt/)


Hoje ao consultar programa deste Dia no sítio do ex-IPPAR tive a grata surpresa de ver algumas actividades organizadas pela Câmara Municipal de Mangualde. Surpresa, porque não é comum a CMM comemorar este dia, e porque tinha acabado de visitar o sítio na internet da CMM e não tinha visto nada a anunciar este evento. Desta vez, ao contrário do que ocorreu com as Jornadas Europeias do Património os Monumentos e Sítios vão estar em destaque.

Do programa consta:
9h-13h . PERCURSO PEDESTRE, QUINTELA
Sepulturas antropomórficas, Janela Manuelina, Igreja de S. João Baptista, Capela da Senhora da Esperança, Pontões, Paisagem envolvente, Solar de Quintela e Moinhos de Água
Público-alvo: público escolar

14h30 . CONCURSO “7 MARAVILHAS DE MANGUALDE”
Lançamento no site da C. M. Mangualde Concurso 7 Maravilhas...contemplando Monumentos e paisagens do Concelho
Público-alvo: público escolar e público em geral

9h30- 18h . EXPOSIÇÃO TEMÁTICA DE TRABALHOS DE PINTURA E FOTOGRAFIA DOS MONUMENTOS E PAISAGENS DO CONCELHO
Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves
Público-alvo: público em geral

9h30- 18h . VISITA AOS MONUMENTOS DO CONCELHO
Monumentos e paisagens do concelho
Público-alvo: público escolar - 1º Ciclo

Segundo o programa a organização é um exclusivo da Câmara Municipal de Mangualde e podem ser obtidas mais informações pelo Tlf. 232 613 980.

Como podemos ver pelo programa a CMM apostou no público escolar para as actividades em que haverá mais contacto com os monumentos e sítios. Talvez por ser um dia de semana.

Por fim uma esperança: Que seja um sinal do interesse da CMM em investir no seu património cultural como recurso essencial do seu desenvolvimento criando condições de visita e de interpretação dos vários elementos patrimoniais.
Visitar por visitar não basta, é preciso proporcionar condições de visita e de interpretação para que os visitantes saibam o que estão a visitar!

0 Comments: