quarta-feira, 25 de abril de 2007

25 de Abril de 1974:



Hoje comemora-se o 33º aniversário do 25 de Abril de 1974.

Graças a ele pude fazer tudo aquilo que fiz ao longo dos meus 26 anos.


Sobre este momento importante da História do nosso País recomendo visita ao Centro de Documentação do 25 de Abril e à Associação 25 de Abril.




sexta-feira, 20 de abril de 2007

7 Maravilhas de Mangualde: um concurso limitado



Foi lançado no dia 18 de Abril até 7 de Julho o Concurso 7 Maravilhas de Mangualde, pela Câmara Municipal de MAngualde. Eis alguns comentários que nos saltaram logo ao participar no concurso.

1. Acessibilidade ao Concurso.
A possibilidade de participação deveria ser mais alargada. Deviam ser usados os jornais locais como meio de divulgação. Quantos assinantes dos jornais locais gostariam de participar nesta iniciativa e que não poderão por não terem acesso à Internet?

2. O concurso não deveria ser fechado.
Ou seja as pessoas deviam ser livres de votar nas maravilhas que quisessem e não apenas nas 44 expostas, até porque existem lacunas, nosso entender (ver ponto 4). Ao pedir-se às pessoas que ao votarem indicassem uma maravilha e respectiva justificação estar-se-ia a aferir a percepção que as pessoas têm do seu Património Cultural e como o valorizam. O que possibilitava à Câmara Municipal depois de tratar e validar esses dados reprogramar a sua politica de actuação na área do Património Cultural.
3. Textos de apresentação das maravilhas.
No site devia estar explicito que ao clicarmos nos nomes das maravilhas teríamos acesso a mais informação e fotos das maravilhas. Os textos mais não são do que citações de obras já publicadas. Em alguns casos, com certeza por lapso, não foi indicada a referida autoria do texto.
Por outro lado existem textos que não indicam nenhuma característica que possam indicar a respectiva maravilha como tal ou contêm informações sintéticas e com lacunas, veja por exemplo o texto sobre o Colégio de S. José. O actual edifício é uma maravilha por ser “de sóbria arquitectura mas de grande porte que cumpriu uma missão de ensino e hoje cumpre ainda como Instituto Superior de Ciências Educativas”. De referir que a maior parte do edifício de arquitectura sóbria e que surge nas fotografias não é ocupado pelo ISCE, mas sim pela Associação Nacional de Professores, pela Associação Cultural Azurara da Beira e pala Escola do 1º ciclo do Ensino Básico.

4. A lista apresentada é bastante redutora.
Na lista apresentada encontra-me lacunas. Três dos imóveis, sítios e conjuntos classificados não estão na lista (Complexo rupestre da Quinta da Ponte, Espinho, a Casa de Pinheiro, Mangualde, e Casa de S. Cosmado, Mangualde). De notar que o complexo rupestre da Quinta da Ponte é o único que se conhece no concelho e pode ser visitável por se encontrar em terreno baldio, infelizmente sem uma boa sinalização de localização. Por outro lado existem maravilhas repetidas. Vemos o Castro do Bom Sucesso e a Paisagem do Castro do Bom Sucesso. Nos termos da Lei de Bases do Património Cultural dos monumentos fazem parte toda a sua envolvente, ou noutros termos a paisagem. Eu até diria que um castro sem paisagem não é castro!
Assim como, há freguesias que não têm nenhuma maravilha: Cunha Alta, Freixiosa, Lobelhe do Mato, Moimenta de Maceira Dão, São João da Fresta e Várzea de Tavares. O que dirão os habitantes destas freguesias ao querem votar numa das suas maravilhas, que com certeza as terão.
A Cunha Alta por exemplo tem uma Igreja Matriz com diversos traços do estilo românico, apesar das obras que foi sofrendo e lhe alterou os traços. Em Lobelhe do Mato a Capela da Sr.ª das Neves bastante antiga, ainda mais que a Igreja das Almas de Mangualde, que consta da lista. Outro exemplo é a graciosa Igreja Matriz de Várzea de Tavares que encerra séculos de história.
5. Um conselho
Quando se lançam estes concursos que mexem com o que é mais caro às populações, a sua terra, deve-se ter o cuidado de ser mais neutro na selecção que se faz. Não basta pegar em três ou quatro livros e tirar de lá tudo o que é referido, mesmo com erros.
Há que, neste caso, conhecer o concelho, pois só assim se perceberia que nunca se poderia lançar um inquérito fechado, porque maravilhas espreitam por todo o concelho, basta já ter calcorreado o concelho para perceber que para além das maravilhas espertarem por todo o lado, o que para mim é uma maravilha para outros poderá não ser. Quantas maravilhas fui encontrar por esse concelho quando procurava por sítios arqueológicos a populares e eles diziam aí apareceram uns cacos há anos, mas olhe o melhor da nossa terra são as canadas, ou os abrigos, ou esta ou aquela capela, ou umas alminhas mais trabalhadas, ou um afonte de chafurdo, ou esta ou aquela lenda, ou este ou aquele tipo de artesanato (já enquadráveis no chamado património imaterial).
Esperemos para ver os resultados e a reacção da população a este concurso.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


18 de Abril

"Território: um património plural", o tema escolhido pelo IPPAR para o ano de 2007, pretende explorar a ideia-base de que todas as comunidades possuem os seus monumentos de referência, mas que é importante ter em consideração que tais realizações não estão isoladas do tecido cultural que as envolve e que as justifica. O Património sempre participou activamente no território, organizando-o. A humanização da paisagem integra, por isso, uma dimensão profunda tanto na nossa memória colectiva como nas opções políticas de planeamento. Há uma visão cada vez mais globalizante sobre o território, sobre os aspectos urbanísticos, paisagísticos e sociológicos.O Programa Temático pressupõe, por isso, "sair" do monumento e tentar compreendê-lo nas múltiplas vertentes que caracterizam a sua envolvente, num passo consciente rumo à mudança e à escala do conceito de "Património". Uma escala territorial e plural. (in http://www.ippar.pt/)


Hoje ao consultar programa deste Dia no sítio do ex-IPPAR tive a grata surpresa de ver algumas actividades organizadas pela Câmara Municipal de Mangualde. Surpresa, porque não é comum a CMM comemorar este dia, e porque tinha acabado de visitar o sítio na internet da CMM e não tinha visto nada a anunciar este evento. Desta vez, ao contrário do que ocorreu com as Jornadas Europeias do Património os Monumentos e Sítios vão estar em destaque.

Do programa consta:
9h-13h . PERCURSO PEDESTRE, QUINTELA
Sepulturas antropomórficas, Janela Manuelina, Igreja de S. João Baptista, Capela da Senhora da Esperança, Pontões, Paisagem envolvente, Solar de Quintela e Moinhos de Água
Público-alvo: público escolar

14h30 . CONCURSO “7 MARAVILHAS DE MANGUALDE”
Lançamento no site da C. M. Mangualde Concurso 7 Maravilhas...contemplando Monumentos e paisagens do Concelho
Público-alvo: público escolar e público em geral

9h30- 18h . EXPOSIÇÃO TEMÁTICA DE TRABALHOS DE PINTURA E FOTOGRAFIA DOS MONUMENTOS E PAISAGENS DO CONCELHO
Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves
Público-alvo: público em geral

9h30- 18h . VISITA AOS MONUMENTOS DO CONCELHO
Monumentos e paisagens do concelho
Público-alvo: público escolar - 1º Ciclo

Segundo o programa a organização é um exclusivo da Câmara Municipal de Mangualde e podem ser obtidas mais informações pelo Tlf. 232 613 980.

Como podemos ver pelo programa a CMM apostou no público escolar para as actividades em que haverá mais contacto com os monumentos e sítios. Talvez por ser um dia de semana.

Por fim uma esperança: Que seja um sinal do interesse da CMM em investir no seu património cultural como recurso essencial do seu desenvolvimento criando condições de visita e de interpretação dos vários elementos patrimoniais.
Visitar por visitar não basta, é preciso proporcionar condições de visita e de interpretação para que os visitantes saibam o que estão a visitar!

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Olhando para os "sites" das Câmaras Municipais II – Mangualde



Continuando esta saga, iremos hoje tecer algumas considerações sobre o sítio na Internet da Câmara Municipal de Mangualde.



Analisemos as seguintes páginas:

Notícias
Aparece logo quando se abre o sítio. Nem sempre se encontra actualiza, disso já demos aqui conta. Mas vejamos um exemplo actual. Hoje realiza-se uma sessão de “Cinema Sénior”, nada consta no sítio da CMM.

Actas dos órgãos Municipais
Câmara Municipal
Página sempre actualizada. Temos notado que mal as actas são aprovadas na reunião seguinte, são num curto espaço de tempo aqui disponibilizadas e colocadas à consulta, podendo assim os cidadãos acompanhar as deliberações tomadas por este órgão autárquico.

Assembleia Municipal
No que diz respeito às actas da Assembleia Municipal tal não ocorreu durante 2006. A maioria das actas só passou a estar disponíveis em 2007.

Apoio Ao Munícipe
No sítio aparece esta grade secção que se subdivide em 7 temas:

Avisos; Editais: Uma dúvida que se levanta é se aqui constam todos avisos e editais publicados pela CMM e AM. Pelo menos os avisos e editais da CM que aqui constam têm datas recentes.

Regulamentos; Requerimentos: Apenas três regulamentos estão disponíveis. Não haverá mais regulamentos aprovados pela CMM? Não haverá mais minutas de requerimentos disponíveis?

Bolsa de Emprego: Esta secção não consigo perceber a sua utilidade. Aqui são apresentadas ofertas de emprego em selecções mensais. Quando a selecção de um determinado mês é lançada já estará desactualizada. Mais valia colocar um link para o www.netemprego.gov.pt.

Revista de Imprensa: Já aqui anteriormente abordei esta secção. Por não repetirei a opinião que mantenho.

Posto de Atendimento ao Cidadão: Informação sintética e essencial, mas poderia ser complementada com a indicação dos documentos necessários para cada serviço.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Em tempo Pascal...



Criai em mim, ó Deus, um coração puro
e fazei nascer dentro de mim um espírito firme.
Não queirais repelir-me da vossa presença
e não retireis de mim o vosso espírito de santidade.
Dai-me de novo a alegria da vossa salvação
e sustentai-me com espírito generoso.
Ensinarei aos pecadores os vossos caminhos
e os transviados hão-de voltar para Vós.
Não é do sacrifício que Vos agradais
e, se eu oferecer um holocausto, não o aceitareis.
Sacrifício agradável a Deus é o espírito arrependido:
não desprezareis, Senhor,
um espírito humilhado e contrito.
Salmo 50 (51), 12-13.14-15.18-19