terça-feira, 20 de março de 2007

Olhando para os "sites" das Câmaras Municipais I – Penalva do Castelo



Neste post e no próximo iremos fazer uma pequena análise sobre a informação prestada pelas câmaras municipais de Penalva do Castelo e Mangualde à população dos seus concelhos através dos respectivos sitios na Internet.

Então comecemos pelo de Penalva do Castelo:
Das páginas todas que constituem este sitio interessarão mais aos municipes, a noticias, as actas dos órgãos municipais, os avisos e editais, os concursos, os regulamentos e os impressos.

Actas
Quando o sítio foi lançado encontravamos as actas do mandato, mas a partir dos inicios de Janeiro a página continua permenentemente indisponível, aperecendo a frase “em actualização”. Três meses para ser actualizada?
Não quererão que se saiba o que se vai passando nas reuniões da Câmara Municipal?
Ou terão percebido que isto dos municipes terem acesso às actas não é lá muito conveniente?

Editais
É outra página que continua em actualização há cerca de um mês pelo menos. Será que não tem havido editais para publicar. Aqui na freguesia têm sido afixados editais da Câmara Municipal.
Será para as pessoas não participarem? Terão alguma coisa a esconder?

Concursos
Mais uma página que se encontra em actualização também há cerca de um mês pelo menos. Não sei se entretanto houve algum concurso. O que sei é que está a decorrer o prazo de candidatura para um lugar de Estagiário em Desporto (Técnico Superior) e não se encontra aqui divulgado. Para quem estiver interessado pode ir à BEP.

Regulamentos
Págima bastante incompleta. Sem qualquer actualização desde o lançamento do sítio.

Noticias
Notícias culturais e desportivas. Poucas sobre a acção dos órgãos autárquicos. Por exemplo: Em Janeiro foi o 1º período de candidatura ao Apoio Social a Familias Carenciadas na vertente habitacional. Alguém viu o Noticias sobre este novo apoio aprovado numa Assembleia Municipal do 2º semestre de 2006?
Por outro lado há notícias incompletas. Vejamos a notícia sobre o court de ténis:

Court de Ténis Municipal
Court de Ténis Municipal já está disponivel ao público.
Já se encontra disponível com o seguinte horário de funcionamento :
Segunda a Sexta : 17h - 21h00
Sábado : 09h - 13h00 / 15h - 19h00
Domingo : 15h - 21h00


Alguém fica a saber com esta notícia onde fica o court de ténis? Ainda me lembro de aprender no 8º ano que as noticias deviam responder às seguintes questões: Quem, o Quê, Quando, Onde.

Impressos
Desconheço a totalidade dos impressos usados na Câmara, mas pelo menos os do recensemaneto militar e os do apoio social a familias carenciadas poderiam estar disponíveis.

Em conlusão, foi de louvar a iniciativa da Câmara Municipal, mas ainda há muito que fazer para tornar cada vez mais a administração autárquica aberta e transparente perante os cidadãos.

3 Comments:

Al Cardoso said...

O caro Pina Nobrega:

Olhe que parece que e doenca regional, o site de Fornos desde o principio de Janeiro que nao e actualizado tambem. Provavelmente por falta de verba, pois a camara esta falida!!!
Como eu tenho muitas vezes referido, e nas pequenas coisas que se nota a diferenca!

Um abraco de amizade.

Anónimo said...

CARO PINA:

Bateu na mouche. A esta Câmara não interessa nada, mas mesmo nada, divulgar o que se passa no seu interior não vá alguém procurar saber mais do que eles querem.
Não é por falta de pessoal porque até se estorvam. Andam de papel namão de um lado para o outro sem nada que fazer e à espera do fim do dia. Há excepções, claro, mas estou a falar dos novatos que por lá andam que também não têm ninguém que lhes ensine ou lhes dê trabalho. A verdade é que quando foram contratados foi apenas por serem amigos, familiares ou filiados no PSD, não é? Se duvidam venham cá ver. O cúmulo é ue no final do mês recebem o dinheirinho que é de todos e deveria ser gasto com critério e não com favores.
Têm dúvidas?
O site da Câmara nunca será proactivo nem devidamente actualzado. Demasiada informação, atrapalha-os. Se todos tiverem acesso à informação que pretendem pela net, como é que eles, depois, podem fazer favores?
Não têm curiosidade em saber quem são os fornecedores habituais de Hard e software? Que surpresas não haveria!

Anónimo said...

Sou funcionária da Câmara e por motivos óbvios não me identifico. Já bastam as perseguições por dá cá aquela palha e a caça às bruxas que a Srª De Campos nos faz todos os dias. Queria dizer que em relação à Internet e à página da Câmara que se não está mais adiantada é porque não tem havido interesse e também não há aqui quem saiba a na realidade o que quer. Poderia estar melhor e mais adiantada mas não querem e não deixam.
Boa tarde