terça-feira, 20 de março de 2007

Olhando para os "sites" das Câmaras Municipais I – Penalva do Castelo



Neste post e no próximo iremos fazer uma pequena análise sobre a informação prestada pelas câmaras municipais de Penalva do Castelo e Mangualde à população dos seus concelhos através dos respectivos sitios na Internet.

Então comecemos pelo de Penalva do Castelo:
Das páginas todas que constituem este sitio interessarão mais aos municipes, a noticias, as actas dos órgãos municipais, os avisos e editais, os concursos, os regulamentos e os impressos.

Actas
Quando o sítio foi lançado encontravamos as actas do mandato, mas a partir dos inicios de Janeiro a página continua permenentemente indisponível, aperecendo a frase “em actualização”. Três meses para ser actualizada?
Não quererão que se saiba o que se vai passando nas reuniões da Câmara Municipal?
Ou terão percebido que isto dos municipes terem acesso às actas não é lá muito conveniente?

Editais
É outra página que continua em actualização há cerca de um mês pelo menos. Será que não tem havido editais para publicar. Aqui na freguesia têm sido afixados editais da Câmara Municipal.
Será para as pessoas não participarem? Terão alguma coisa a esconder?

Concursos
Mais uma página que se encontra em actualização também há cerca de um mês pelo menos. Não sei se entretanto houve algum concurso. O que sei é que está a decorrer o prazo de candidatura para um lugar de Estagiário em Desporto (Técnico Superior) e não se encontra aqui divulgado. Para quem estiver interessado pode ir à BEP.

Regulamentos
Págima bastante incompleta. Sem qualquer actualização desde o lançamento do sítio.

Noticias
Notícias culturais e desportivas. Poucas sobre a acção dos órgãos autárquicos. Por exemplo: Em Janeiro foi o 1º período de candidatura ao Apoio Social a Familias Carenciadas na vertente habitacional. Alguém viu o Noticias sobre este novo apoio aprovado numa Assembleia Municipal do 2º semestre de 2006?
Por outro lado há notícias incompletas. Vejamos a notícia sobre o court de ténis:

Court de Ténis Municipal
Court de Ténis Municipal já está disponivel ao público.
Já se encontra disponível com o seguinte horário de funcionamento :
Segunda a Sexta : 17h - 21h00
Sábado : 09h - 13h00 / 15h - 19h00
Domingo : 15h - 21h00


Alguém fica a saber com esta notícia onde fica o court de ténis? Ainda me lembro de aprender no 8º ano que as noticias deviam responder às seguintes questões: Quem, o Quê, Quando, Onde.

Impressos
Desconheço a totalidade dos impressos usados na Câmara, mas pelo menos os do recensemaneto militar e os do apoio social a familias carenciadas poderiam estar disponíveis.

Em conlusão, foi de louvar a iniciativa da Câmara Municipal, mas ainda há muito que fazer para tornar cada vez mais a administração autárquica aberta e transparente perante os cidadãos.

quinta-feira, 8 de março de 2007

Hoje é o dia...

... de S. João de Deus

Muita gente comemora hoje o Dia Internacional da Mulher, mas o movimento juvenil a que pertenço, Juventude Hospitaleira, comemora de forma especial o dia de S. João de Deus.

Deixo-vos o pregão que este homem costumava usar nas ruas de Granada quando pedia esmola para os outros: "Fazei o Bem, irmãos".

Aqui poderão encontrar mais informações sobre a vida e obra deste Santo Português.

E aqui saber mais sobre a acção dos seus seguidores hoje em Portugal.

domingo, 4 de março de 2007

Semana da Leitura em Mangualde




A Semana da Leitura 2007 decorre de 5 a 9 Março. Esta iniciativa destina-se a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas actividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, nas bibliotecas escolares, nas bibliotecas públicas e em outros espaços que se disponham a colaborar. Neste sentido, o gtbibmangualde - Grupo de Trabalho Concelhio no âmbito da Rede de Bibliotecas Escolares - onde participam o Agrupamento de Escolas Ana de Castro Osório, Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara, Escola Secundária Felismina Alcântara, Biblioteca Municipal de Alexandre Alves, em Mangualde, Câmara Municipal de Mangualde, Centro de Formação de Penalva e Azurara e a Rede de Bibliotecas Escolares (na pessoa da Dra. Helena Duque) dinamizam durante esta semana várias actividades.Para informações mais pormenorizadas consulte os sites das respectivas entidades.




Noticia retirada de: www.cfpa.pt (Centro de Formação Penalva e Azurara)

sábado, 3 de março de 2007

Interregno

Cá estou eu de volta depois de um interregno forçado, em que muito aconteceu em numa e noutra margem do Ludares.
Hoje divulgo uma iniciativa cultural de Penalva do Castelo, amanhã conto divulgar uma de Mangualde.

Cinema em Penalva do Castelo: amanhã


Depois de vários penalvenses terem-se deslocado ao Sátão, incluindo o Presidente da Câmara e respectiva família, para ver o filme “Viúva rica solteira não fica”, este vai ser agora exibido em Penalva do Castelo.
De notar que este filme foi parcialmente gravado na Casa da Ínsua, Imóvel de Interesse Público.
Numa iniciativa da Câmara Municipal haverá três exibições amanhã, Domingo: 14h, h e 20h30m na sede da Banda de Música de Penalva do Castelo.

Será que desta vez serão a Satenses a vir ver o filme a Penalva do Castelo, pois da outra vez viram a sua sala de cinema literalmente invadida por penalvenses!!!

Porque só agora decidiu a Câmara Municipal exibir este filme em Penalva. Será que leu estas e outras opiniões quando foi a exibição no Sátão?

Espero que o cinema torne a Penalva do Castelo com mais frequência.