sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Venha daí! Um caso de publicidade enganosa?


Encontrei hoje no site da Câmara Municipal de Mangualde uma chamada de atenção intitulada “Venha Daí”! E eu lá fui espreitar. Deparei-me com as 10 Razões para visitar o concelho de Mangualde, evocando todo o potencial turístico do concelho.

Eis as 10 Razões:
1. Terra Antiquíssima
2. Concelho Gastronómico
3. Artesanato Variado
4. Termas Sulfurosas de Alcafache
5. Vinho do Dão
6. Não Faltam as Feiras, Festas e Romarias
7. Mangualde um Tesouro Natural
8. Belos Monumentos Históricos
9. Barragem de Fagilde
10. Visitar Mangualde Através de Percursos

Alguns comentários:

Termas de Alcafache
Sítio aprazível com o balneário, os café e o parque de estacionamento no concelho de Viseu, para onde seguem a maioria dos banhistas. O que temos do lado de Mangualde? Algumas unidades hoteleiras, bares nocturnos e de fim-de-semana, uma zona rica em património natural e cultural desprezada e por aproveitar. Espero que se aproveitem as verbas do próximo Quadro Comunitário de Apoio para renovar esta zona que bem merece.

Belos Monumentos Históricos
Não vou pegar pelas igrejas e casas solarengas fechadas, pois, como propriedade privada que são, é legítimo que os seus proprietários as mantenham fechadas.
Mas não poderem deixar de referir o estado de abandono e desprezo em que se encontram os vestígios arqueológicos visitáveis. Sinalização deficiente ou ausente, falta de sinalética explicativa, falta de manutenção e limpeza dos sítios, entre outras lacunas.

Visitar Mangualde através de Percursos
Esta é a parte em que quem escreveu o texto deveria estar a sonhar! A não ser que entenda como percursos, a viação municipal e os caminhos vicinais sem qualquer sinalização. Onde está a sinalética que nos leva “aos recantos mais escondidos”?

Como já afirmei anteriormente, penso que se está a colocar a carroça à frente dos bois. Devia-se fazer um período sabático de divulgação do concelho e apostar na criação de condições para que os turistas tivessem de facto 10 razões e muitas mais para visitar o concelho de Mangualde.

Estamos a chamar os turistas para quê? Para verem que não temos condições para os receber? Para depois irem dizer aos seus conhecidos que não vale a pena visitar o concelho de Mangualde, que é preferível ir até Seia (como eu já ouvi)?

sábado, 23 de dezembro de 2006

A quem devo desejarum Santo Natal?

Eis uma pergunta que coloco a mim mesmo todos os anos por esta altura, a par de outra, como é que esta ou aquela pessoa que me deseja Bom Natal sabe que eu acredito no Natal?

O Natal é a celebração do nascimento de Jesus Cristo, que veio anunciar a Boa Nova. Assim o é para quem crê. Para um judeu, por exemplo, o Natal não significa nada.

A apesar de o Natal apenas ter um significado para uma parte da população, assistimos a uma remessa em massa de mensagens de Natal. Os operadores postais, de telecomunicações e de Internet agradecem, mas se calhar quem recebe nem por isso.
Já pensaram na cara de um Judeu, ou de um Ateu a receber uma carta desejando um Bom Natal?

Por isso é que eu coloco sempre a questão será que devo desejar um Bom Natal a esta ou aquela pessoa que está na minha lista de contactos? Será que ela acredita?

Afinal o Natal não é para todos, é só para alguns!

Mas a Boa Nova é para todos: Amai-vos uns aos outros!
É o meu voto nesta altura do ano!

sábado, 16 de dezembro de 2006

30 anos de poder local, a mentira do dia!

Faz hoje 30 anos que se realizaram as primeiras eleições autárquicas da II República. As primeiras que permitiram a todos os cidadãos portugueses eleitores de elegerem democraticamente os seus candidatos para três órgãos autárquicos. Por este motivo têm ocorrido um pouco por todo o país comemorações e diversos eventos evocando a efeméride.
No entanto, não podemos dizer que se comemoram 30 anos de poder local, pois o poder local é muito mais antigo. Remonta, pelo menos aos concelhos medievais, onde as populações exerciam localmente o poder. Devemos antes dizer 30 anos de poder local democrático.Não podemos escamotear esta realidade que nos é muito cara, pois desde os primórdios da nacionalidade que o poder central concedeu legitimidade às populações locais para exercerem o poder, ora de uma forma mais alargada ora de uma forma mais restrita, outorgando-lhe cartas de foral.

quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Os oragos mudam, mas a tradição mantém-se

Ontem foi dias de festa aqui na aldeia. Foi dia de St.ª Luzia, virgem mártir dos primeiros séculos do cristianismo.

A nossa aldeia como muitas das beira tem a sua capelinha. Já em 1758, segundo o relato do pároco, existia uma capela na aldeia dedicada N.ª Sr.ª da Ouvida. Na minha infância sempre conheci a antiga capela como a capela de St.ª Luzia. A importância do culto a esta Santa era tanto na aldeia que está registado na toponímia como nome de um Adro, uma Rua e uma Travessa. Entretanto, a estrutura da capela tornou-se cada vez mais em risco de ruína, e construiu-se uma capela nova no cimo do povo benzida em 2001 pelo D. António Monteiro, de boa memória. Mas, agora não dedicada a St.ª Luzia, mas sim a N.ª Sr.ª dos Remédios a quem se faz a grande festa do Verão.
Apesar desta mudança de oragos, a tradição não se perde e ontem celebrou-se a festa de St.ª Luzia com Eucaristia e Procissão, à qual acorreram devotos de algumas aldeias das redondezas.

Nota: a fotografia foi tirada há uns anos ainda na capela antiga.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Centro de Interesses e Museu dedicado ao Porco


Acabado de chegar a Casa depois de uma semana de ausência, eis que vejo na p. 9 d'O Renascimento a grande notícia para a salvaguarda da Cultura, Património Cultural e Identidade do concelho de Mangualde: Centro de Interesses e Museu dedicado ao Porco. Com candidatura a marca registada e tudo.

Segundo se pode ler no artigo da autoria de Artur Santos, o Dr. Soares Marques, presidente da Câmara, teve esta ideia ao visitar algo similar em Itália. (As más línguas já deverão estar a pensar, afinas as suas visitas ao estrangeiro sempre servem para alguma coisa!!!, Ah pois é!).
O Dr. Soares Marques fundamenta a ideia no facto de Mangualde ter a Feira de Santos, que tem como imagem de marca o porco e seus derivados, a existência de muitas suiniculturas, e de ter sido no passado um grande centro de transacção deste animal. Poderá vir a ser construído em parceria com uma empresa privada, terá além do museu um restaurante.

O Nome a ser registado não deixa de ser curioso para um equipamento cultural "Centro de Interesses"! Que interesses estarão por detrás desta iniciativa?
Na última campanha eleitoral em entrevista a'O Renascimento, de 1 de Outubro de 2005, o Dr. Soares Marques referia que uma das suas prioridades seria “construção de um Museu Etnográfico e Arqueológico do Concelho de Mangualde”.

Será que vamos ter dois museus em Mangualde? Que fartura? Ou será que os interesses já foram deslocados... para o porco, claro está!

Sobre a questão da existência de um museu em Mangualde, que já é antiga, remonta pelo menos a 1912, vejam o meu trabalho de mestrado sobre um Museu para Mangualde, aqui, onde apresento uma proposta de um futuro Museu Municipal de Mangualde.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Antigo vs Moderno: Uma convivência pacífica II




Outro exemplo da convivência pacífica entre o novo e o velho, desta vez dos lados das terras de Azurara, ou melhor de Senhorim, actual concelho de Mangualde.

Sobre o rio Tinto em Gandufe, na Qt.º do Tinto, existe uma ponte cuja antiguidade se denota pela sua arquitectura. Romana? Talvez, com alguma probabilidade, como já o defendemos noutro local.

Com os tempos, como me explicou um habitante local, a ponte tornou-se estreita para os tractores e assim surgiu a necessidade de construção de uma ponte nova. Esta foi construida mesmo ao lado da velha, sem que esta saísse beliscada.

Um exemplo de como o desenvolvimento é compatível com a salvaguarda do património Cultural das comunidades.